22 de abril de 2019

UniFAI entrega camisetas aos bolsistas do Programa Residência Pedagógica

UniFAI entrega camisetas aos bolsistas do Programa Residência Pedagógica
Entrega das camisetas ocorreu no último dia 05 - Foto - Arquivo pessoal

UniFAI oferta, desde o mês de agosto de 2018, o Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), por meio do Programa Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), adquiriu novas camisetas para os alunos bolsistas. No dia último dia 05, às 21h, ocorreu a entrega do material. A peça traz a mensagem estampada dos dois programas que servirá como uniforme e também para divulgação.

A Profª Me. Siomara Augusta Ladeia Marinho, supervisora do programa, salientou a importância do mesmo para a formação dos discentes. “Esse momento representa uma postura de vestirmos literalmente a camiseta. Para sermos professores e nos empenharmos ainda com a formação de outros docentes é preciso acreditar na educação desse país”, afirmou ao ressaltar o valor da relação entre a faculdade e demais escolas públicas.

A estudante do 5º termo do curso de Pedagogia, Debora dos Santos Felix, aproveitou para parabenizar e agradecer o esforço da docente preceptora da educação básica, a todos os envolvidos no Programa Residência Pedagógica da UniFAI e aos alunos que se empenham na realização do programa.

A professora preceptora Ana Paula Tarifa, da EMEF Navarro de Andrade, que recebe oito alunos do curso de Pedagogia desde o ano de 2018, ressaltou o papel desse programa para as escolas e para a formação dos discentes de licenciatura da UniFAI.

Segundo ela, esse relacionamento construiu espaço de amplas reflexões críticas da docência em todos os âmbitos de atuação.

Residência Pedagógica

A UniFAI oferta, desde o mês de agosto de 2018, o Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa propõe que o aluno residente fique imerso na realidade da escola e vivencie a experiência do cotidiano escolar junto ao professor com quem está atuando.

O programa integra a Política Nacional de Formação de Professores, cujo objetivo é induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, por meio da promoção da vivência pelo estudante que cursa a partir da metade do curso.

O coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica da UniFAI, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, ressalta que o programa marca uma posição institucional clara de apoio aos cursos de licenciatura.

“Além disso, é o resultado da conquista em ser contemplada nos editais da Capes dos dois programas: Programa de Residência e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). É gratificante e animador o fato de termos uma quantidade significativa de bolsas aprovadas em programas que visam à formação do professor nas diversas áreas”, conclui Wendel.

Por Priscila Caldeira / Colaborou: Profª Siomara Marinho

Redação – Kako de Oliveira

Compartilhe esta notícia