15 de dezembro de 2020

Solicitação de segunda via do RG pode ser feita por canais digitais

Solicitação de segunda via do RG pode ser feita por canais digitais
Pelos totens de autoatendimento ou no app RG Digital SP, o cidadão solicita a segunda via do documento de forma prática e rápida

Quem precisa emitir a segunda via do RG já pode usar os meios digitais para obter o documento sem precisar comparecer ao atendimento presencial. Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade com conforto e segurança, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.

 

Os totens estão disponíveis em estações do metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Para informações sobre os endereços, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br e clicar na opção Locais de Atendimento.

 

Já o aplicativo RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store. Com tecnologia de reconhecimento facial, o app permite ainda que a identidade virtual seja baixada e armazenada no aparelho celular.

 

Desde seu lançamento, em agosto deste ano, o aplicativo da Polícia Civil contabiliza cerca de 870 mil downloads e quase 310 mil RGs armazenados em aparelhos celulares. O documento é válido em todo território nacional.

 

De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, a empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo trabalha para oferecer cada vez mais serviços online, com a mesma qualidade e segurança dos atendimentos presenciais. “Já são mais de 90 opções disponíveis pelos canais digitais do Poupatempo, incluindo o portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e o aplicativo Poupatempo Digital. Só nos totens, é possível solicitar mais de 40 serviços, como segunda via e CNH definitiva, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, pesquisa de débitos e restrições de veículos, serviços eleitorais, da Sabesp, Habitação, Procon, entre tantos outros”, explica.

 

Segunda via do RG 

Para solicitar a segunda via do RG de forma digital, o cidadão precisa ter 16 anos ou mais e possuir um RG anterior emitido após agosto de 2014 no Estado de São Paulo, que tenha um QR Code, o que garante que as informações já estão no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.

 

Nos totens do Poupatempo, o pagamento da taxa de emissão pode ser feito em cartão de débito bancário, durante a solicitação do documento, e o cidadão tem a opção de receber o novo RG em casa, pelos Correios.

 

Pelo aplicativo da Polícia Civil, o cidadão recebe as orientações para pagamento no e-mail cadastrado e a retirada do RG físico ocorre após 10 dias úteis, no local escolhido pelo usuário durante a solicitação online.

 

“É importante lembrar que o RG não tem prazo de validade definido por lei. Porém, muitas instituições acabam solicitando um documento atualizado como medida de segurança, para prevenir fraudes”, conclui o diretor da Prodesp, Murilo Macedo.

 

 

Programa Poupatempo 

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Mais digital, moderno e ágil, o Poupatempo, programa mais bem avaliado do Governo de São Paulo, ampliou a quantidade de serviços online, oferecendo um vasto leque para que os cidadãos possam concluir seus atendimentos de maneira autônoma, com mais rapidez e praticidade.

 

Fonte: Portal  do Governo de SP

Compartilhe esta notícia