8 de abril de 2021

Incidentes de coágulo sanguíneo com vacina AstraZeneca estimulam a recomendação da Pfizer para menores de 50 anos na Austrália

Incidentes de coágulo sanguíneo com vacina AstraZeneca estimulam a recomendação da Pfizer para menores de 50 anos na Austrália

Pfizer é agora a vacina preferida para pessoas com menos de 50 anos, os especialistas médicos da Austrália decidiram após uma longa reunião para discutir um efeito colateral de coagulação do sangue raro, mas sério, ligado à vacina AstraZeneca.

O governo está agora revisando o portfólio de vacinas da Austrália, pois toda a implantação exigirá uma revisão, disseram as principais autoridades médicas do país.

A decisão da Austrália segue mudanças por reguladores médicos europeus depois que uma revisão de dados confirmou que uma condição rara de coagulação sanguínea observada em um pequeno número de pacientes estava ligada à vacina AstraZeneca.

O diretor médico, Professor Paul Kelly, disse que o raro, mas sério distúrbio do coágulo sanguíneo foi discutido na reunião, levando em consideração o que foi decidido no exterior e analisando como seria na Austrália.

“Este é um evento raro”, disse ele. “Mas é sério e pode causar uma taxa de mortalidade de até 25 por cento quando ocorre.”

Para aqueles com mais de 50 anos, o secretário do Departamento de Saúde, Professor Brendan Murphy, disse que a AstraZeneca era fortemente recomendada.

“É uma vacina muito, muito eficaz”, disse ele.

O Grupo Consultivo Técnico Australiano sobre Imunização se reuniu na quinta-feira para considerar as evidências médicas e emitiu um novo conselho sobre a vacina AstraZeneca, que forneceu ao governo logo após as 19 horas (hora local).

O primeiro-ministro Scott Morrison disse que aceitou o conselho dos especialistas e “tomou decisões no melhor interesse dos australianos”.

Morrison disse que esta não era uma proibição do uso da vacina AstraZeneca em pessoas com menos de 50 anos.

“Esta não é uma diretiva. Isso não é uma instrução ”, disse ele, observando que eles estavam tomando“ muita cautela ”com o novo conselho. Ele disse que o impacto dessa decisão no cronograma da implantação é incerto.

A professora Kelly enfatizou que os dados sobre o efeito colateral da coagulação ainda são preliminares.

“Existem muito poucos casos desse evento extremamente raro que aconteceu em qualquer lugar do mundo, mas os que vimos, há definitivamente uma tendência para os mais jovens [desenvolvê-lo]”, disse ele.

O regulador do Reino Unido decidiu oferecer uma vacina alternativa para pessoas com menos de 30 anos.

A Austrália comprou 20 milhões de doses da vacina Pfizer e tem contado com a vacina AstraZeneca como o carro-chefe do lançamento. O país espera as primeiras entregas da vacina Novavax, aguardando aprovação regulatória, em algum momento do quarto trimestre do ano.

Na quinta-feira de manhã, o primeiro-ministro disse que o risco de efeitos colaterais graves com a vacina AstraZeneca é muito menor do que com medicamentos comuns, incluindo o paracetamol e a pílula anticoncepcional oral.

Morrison disse que é importante saber que o risco de desenvolver tromboembolismo venoso é muito menor após a vacina AstraZeneca do que o risco de morte por Covid-19.

“Notemos que, no Reino Unido, o conselho é que a vida de cerca de 6.000 pessoas já foi salva por esta mesma vacina. Portanto, precisamos considerar os benefícios positivos ”, disse ele.

A partir de dados do Reino Unido, o risco de tromboembolismo venoso após a vacina foi de cerca de um a cinco por milhão de pessoas.

“Para colocar isso em algum tipo de perspectiva, a pílula anticoncepcional oral combinada, que pode incluir efeitos colaterais adversos do tromboembolismo venoso – isso é de sete a 10 por 10.000”, disse Morrison.

O conselho foi compartilhado com o painel médico de especialistas, o Comitê Principal de Proteção à Saúde da Austrália, que é composto por todos os diretores de saúde estaduais e territoriais e liderado pelo Diretor Médico Federal, Professor Paul Kelly.

O assunto também será discutido no gabinete nacional na sexta-feira e em reuniões com ministros de saúde estaduais e territoriais, que se reuniram na noite de quinta-feira para discutir o conselho revisado e sua implementação.

Na quarta-feira (07), 75.880 doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca foram administradas em todo o país, disse Scott Morrison, elevando o total nacional para 996.214 doses administradas até agora durante o lançamento.

Os estados e territórios administraram 509.802 doses. Por meio do governo federal, 486.343 doses foram administradas, incluindo mais de 125.260 por meio de atendimento a idosos.

Compartilhe esta notícia