24 de julho de 2022

Dra. Liane Casaril esclarece dúvidas sobre o funcionamento das unidades de Pronto Socorro

Dra. Liane Casaril esclarece dúvidas sobre o funcionamento das unidades de Pronto Socorro

 

No programa ‘Saúde é o que interessa’ dessa quarta-feira (20), o Dr. Guilherme Bonadirman recebeu a Dra. Liane Casaril (CRM 167.590) para falar sobre o funcionamento de unidades de pronto socorro.

Liane é médica, pós graduada em perícia médica e medicina legal, e atua como coordenadora do pronto socorro de Adamantina.

 

O objetivo do bate-papo com a Dra. Liane foi instruir a população sobre o uso ideal das unidades de pronto socorro.

 

“A grande maioria das consultas que atendemos no pronto socorro não são urgentes, ou seja, não era pra essas pessoas estarem ali”, relata a Dra. Liane.

 

A médica ressalta que população deve procurar um pronto socorro apenas em emergências, pessoas com casos que podem esperar devem procurar postos de saúde.

 

 

“A grosso modo, urgência é um paciente estar correndo risco de vida, podendo vir a óbito em até 24 horas e emergência é qualquer há risco de morte eminente, então, se você não se enquadra em nenhuma dessas situações, você não deve procurar um pronto socorro”, explica.

 

Mas a médica reconhece que o problema é estrutural. A falta de outras unidades para dar assistência a pacientes com problemas de saúde de menor gravidade, como as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), acaba sobrecarregando o pronto socorro.

 

A médica também explicou como funciona a triagem, a classificação que define a ordem dos atendimentos de acordo com o risco de vida.

“Emergências e casos graves passam na frente e podem demandar mais tempo no atendimento”, lembra o Dr. Guilherme, médico e apresentador do programa.

 

Foram esclarecidas dúvidas sobre convênios, atendimentos de pessoas de outras cidades, a presença de acompanhantes e transferências quando necessário.

 

É importante conhecer o funcionamento das unidades de saúde saber como deve ser usado e quando cobrar melhorias.

 

Para assistir o programa na íntegra, acesse:

 

Facebook

 

YouTube

 

 

Da Redação

 

Compartilhe esta notícia