4 de junho de 2019

Alunos de Medicina participam de curso sobre hanseníase no Instituto Lauro de Souza Lima

Alunos de Medicina participam de curso sobre hanseníase no Instituto Lauro de Souza Lima
Foto - Quinto termo teve aulas sobre hanseníase e realizou visita ao museu do Instituto - Foto - Arquivo Pessoal

Programação contou com aulas de professores do Instituto, exposição de filme e visita monitorada ao museu

Os estudantes do 5º termo do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), realizaram um curso teórico-prático e visita técnica, no último dia 24, ao Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL), centro de referência na área de Dermatologia Geral e em especial da Hanseníase, situado em Bauru (SP).

Das 8h às 16h, a programação incluiu aulas com professores do Instituto, exposição de filme com depoimentos de pacientes que foram internos do local, e se encerrou com o percurso museológico a um dos importantes acervos da área de Saúde Pública do Estado de São Paulo.
A turma foi acompanhada pelo docente da disciplina de Dermatologia, Prof. Dr. Joel Carlos Lastória.

“Pela importância do assunto sobre uma doença de alta prevalência no Brasil e sendo um problema de saúde pública, deveria ser ofertado obrigatoriamente em todas as escolas médicas. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer tópicos da história da hanseníase em local apropriado como um hospital referência nacional e internacional para a doença. Também visitaram o local que embora revitalizado, mantém todas as características da época em que foi asilo colônia para a hanseníase, inclusive com um museu que guarda elementos da época”, afirmou o professor Joel.

O docente reforçou a necessidade da obrigatoriedade do ensino da hanseníase nas escolas médicas, devido também a muitos casos demorarem a serem diagnosticados, “até serem consultados por um colega médico que tenha algum conhecimento sobre a mesma. Esperamos que essa atividade possa se transformar em rotina no nosso curso de Medicina”.

O professor da disciplina disse que atividades como essas têm grande valia para os alunos, por proporcionar um conhecimento teórico- prático sobre a doença e demonstrar um interesse particular sobre sua história no Brasil.

“Gostaria ainda de ressaltar a excelente acolhida e atenção por parte de todos os elementos do Instituto Lauro de Souza Lima que tiveram contato conosco, desde o portal de entrada até nossa saída. E, sem dúvida, agradecer sobremaneira a diretoria do Instituto e seus professores. Ao mesmo tempo, agradecer à UniFAI e aos seus dirigentes pela atenção dispensada para que esse evento ocorresse a contento. Por fim, não poderia deixar de elogiar a participação dos alunos, que demonstraram grande interesse e que se comportaram de modo extremamente adequado”, finalizou.

Por Priscila Caldeira

Redação – Kako de Oliveira

Compartilhe esta notícia