5 de fevereiro de 2021

Energisa implanta serviço de vistoria virtual de padrão na região de Prudente

Energisa implanta serviço de vistoria virtual de padrão na região de Prudente
Desconto de até 65% na conta de energia é concedido a 103 mil famílias na área de atuação da Energisa Sul-Sudeste

Solicitar uma nova ligação de energia elétrica ficou muito mais fácil. Desde 2019, a Energisa Sul-Sudeste passou a oferecer aos clientes da concessionária a ‘Vistoria Virtual de Padrão’, inspeção que desburocratiza o processo e evita transtornos. Só na região de Presidente Prudente, já foram realizadas mais de 500 vistorias nesta modalidade.

 

No modelo de solicitação convencional, seguindo as normas e regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o cliente faz o pedido de vistoria e, após aprovada, a ligação de energia é realizada.  Em média, esse processo leva de três a cinco dias, e no caso de correções na obra, o tempo pode aumentar. Pelo modelo virtual, alternativo, a vistoria passa a ser realizada no momento em que é finalizado o padrão, reduzindo o prazo e trazendo benefícios. Em caso de alguma irregularidade, sendo identificada na hora, o processo é ainda mais rápido e eficaz.

 

Para solicitar a vistoria, a orientação é que o profissional que fez a construção do padrão faça o agendamento online pelo Whatsapp (18) 9919-2827. Assim que o responsável técnico pela obra finalizar a instalação do padrão, a inspeção é realizada online, via chamada de vídeo. Dessa forma é possível saber se o padrão está dentro das normas da concessionária, evitando reprovações.

 

Alexandre Barbosa Rocha trabalha como eletricista há 6 anos e realizou a primeira vistoria nesse formato em setembro de 2020. Facilidade que ele diz que vai levar para o resto da vida.

 

“Esse processo facilitou e agilizou o meu trabalho. Antes, eu precisava ir ou ligar em uma agência da Energisa e pedir a inspeção para ligar a energia do meu cliente. Agora, o agendamento é feito pela internet e assim que eu termino preciso apenas ligar para a Energisa e filmar o padrão que construí. Na mesma hora já sei se preciso ou não fazer alguma modificação. Depois disso, a equipe já vem para ligar de vez a luz. Uma agilidade e facilidade que eu indico sempre aos meus amigos e clientes”, conta o eletricista.

 

Ainda segundo o eletricista, essa nova forma de vistoria traz mais segurança aos profissionais da área elétrica. “Como o resultado da vistoria sai na hora, temos a certeza que nosso trabalho foi bem realizado”, conclui Alexandre.

 

As vistorias são feitas com o auxílio de smartphones e não havendo irregularidades, o próprio técnico da Energisa acompanhará o pedido até o momento da ligação.

 

“A vistoria virtual foi implantada com o objetivo de dar maior rapidez ao processo e descomplicar a vida das pessoas, seja de quem constrói o padrão, do empresário ou do morador, que necessitam da energia elétrica. Essa inovação traz ainda: agilidade, facilidade e, principalmente segurança – nesse período de pandemia – onde os profissionais da empresa seguem à risca os protocolos para garantir o distanciamento social e a saúde, além de continuarmos com nossa nobre missão de fornecer energia elétrica. Com a implantação dessa nova modalidade, provocamos também um grande impacto na eficiência e qualidade final do trabalho”, diz Tiago Luis Diorio Sanches, gerente do Departamento de Operação da Energisa.

 

Para incentivar a vistoria virtual, a Energisa em parceria com construtoras e casas de materiais de construção realiza campanhas informativas sobre a nova forma de aprovação de padrão. Em 2021, esse trabalho continua com o objetivo de ampliar ainda mais a utilização desse serviço por parte dos profissionais.

 

“O objetivo é transformar a vistoria virtual em rotina, pois todos ganhamos com isso, principalmente no que se refere à agilidade da ligação elétrica”, conclui Tiago.

 

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Fonte: Rodolfo Vendramini Ambrosio

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