17 de maio de 2024

Transeunte

Transeunte

Amanhecer. A cidade voa sobre rodas, nas ruas e avenidas, num burburinho constante com o levantar do astro-rei e do calor de 28 a 36 graus, nada é estático. Pessoas de gelo se atropelam enquanto o verde lhes autoriza cruzar a linha; milhares em seus mundinhos interiores, como ilhas ambulantes, caminham lado a lado, mas não se dão conta disso.

A pressa os conduz indiferentes ao olhar solitário, vazio, drogado ou completamente feliz do desconhecido apressado.

Da esquina eu, a caminho do pão, contemplo a multidão pressurosa, fico tranquila, e com aquele disfarce invisível que todos nós usamos para nos cobrir, nas primeiras horas do dia, sem a maquiagem que apresentamos nos perfis, e nos permitimos ir até a padaria da esquina, com o sentimento de que estamos com a armadura que guardava a identidade dos gladiadores medievais.

Sempre observo detalhes que talvez passem desapercebidos aos olhos de qualquer transeunte em busca do pão de cada dia.

Minha retina fotografa a brandura da manhã, sacia a alma da doce e embrionária oportunidade de cada manhã e dos olhares, aos quais me detenho, invisível, suponho, a memorizar tudo o que as lentes podem alcançar.

O canto dos lábios sempre guarda Monalisa, incógnita e silente para depois derramar no solo fértil da imaginação todos os registros desse breve prescrutar.

Poderia ser vazio e sem propósito essa folha em branco, tão igual, tão corrida, tão sem encantos para um olhar desatento, mas para mim, essa repetição de cenas e um vetor de emblemática tela que se pinta e despinta todas as manhãs, e cria novos cenários, como se possuindo coloração, as palavras tecessem paisagens vivas.

Eu habito na lâmina de vida que serpenteia entre o ontem e o amanhã, nesse diminuto ensejo. Corro até as bordas, com urgência de sorver tudo ao mesmo tempo, mas sou limitada pelo espaço que me ensina a paciência de acordar, viver ou morrer num ínfimo momento que talvez sintetize uma existência: um dia!

Solange Lisboa

Escritora/poeta

@sollisboapoeta

[email protected]

 

Compartilhe esta notícia