21 de outubro de 2022

Tendências no futebol para 2023: estratégias e tecnologia aplicada

Tendências no futebol para 2023: estratégias e tecnologia aplicada

Pesquisar um pouco sobre o futebol no passado e entender as principais transformações que podemos ver nos dias de hoje, nos faz refletir que as mudanças já são grandes. Quando pensamos nas tendências no futebol para 2023, não podemos deixar de lado o grande uso da tecnologia em diversos setores do esporte.

Desde a parte de tratamento de lesões, condicionamento físico, estudo de novos atletas, tecnologia para o jogo em si, entre outras coisas, movimentam muito o mercado e facilitam o dia a dia dos profissionais envolvidos. Nesse artigo falaremos de maneira bem precisa sobre o assunto, passando um panorama do que esperar para os próximos anos.
O que esperar do futebol nos próximos anos?
Com novas tecnologias no mercado, bons aparelhos para condicionamento físico, regras que favorecem a melhor justiça durante o jogo e um trabalho de gestão de marketing bem feito pelos clubes para a captação de novos atletas, o mundo do futebol só tem a evoluir.

Sobretudo, quando pensamos nas tendências no futebol para 2023, não podemos deixar de lado pontos importantes e que já estão em discussão nos principais órgãos do esporte, como a FIFA. Como sabemos, a utilização do VAR já acontece a um bom tempo, mas detalhes como número de substituição, número de pausas durante o jogo, uso de árbitro virtual, entre outras coisas, movimentam o mercado.

Para nós, basta esperar e acompanhar a evolução de um esporte que é de paixão nacional e que movimenta milhões todos os anos. Quase sempre essas tendências chegam para ficar e modificam a nossa forma de entender o esporte e passam um lado bem mais crítico sobre ele, buscando sempre benefícios para os atletas e para quem acompanha os jogos.
Tendências no futebol para 2023: estudo e tratamentos
Entender as tendências no futebol para 2023 exige um pouco de estudo e admiração pelo esporte. É fato que a tecnologia já chegou a tempo no esporte, seja nas contratações, nas lesões, no jogo em si e afins. Por exemplo, podemos citar o excelente trabalho de clubes em relação a marketing, realmente aprendendo a como fazer marketing digital para atrair novos talentos para testes e entrevistas.

Tudo isso trazendo bons benefícios e oportunidades para novos garotos. A seguir, passaremos 3 detalhes que importam bastante nas tendências do futebol para o futuro.

Tratamento de lesões
O melhoramento no tratamento de lesões no futebol tem muito a crescer ainda, entretanto, com os bons resultados apresentados nos últimos anos, o esporte possibilitou a esses atletas um melhor controle sobre tudo.

Com diversos aparelhos de alta tecnologia, a recuperação dos atletas está acontecendo de maneira bem mais rápida que antigamente, não precisando em alguns casos, de cirurgia. Por isso, mesmo sendo um investimento considerado de alto custo, vale muito a pena pois consegue trazer para o time atletas capacitados e preparados em um menor período de tempo.

Sobretudo, isso estando bem alinhado com o condicionamento físico, favorece muito não só ao futebol, mas sim a todos os ramos do esporte que necessitam de alto rendimento. As lesões são quase sempre graves e afastam o atleta por bons tempos longe do seu palco de atuação.
Condicionamento físico
Aparelhos para melhorar o condicionamento físico dos atletas são armas bem interessantes para utilizar a favor de qualquer equipe. Com esses instrumentos é possível estudar riscos de lesões, chances de possíveis desgastes, melhor análise do condicionamento físico do atleta, entre outros pontos.

Sobretudo, além de estar entre as tendências no futebol para 2023, tende a melhorar ainda mais com o passar dos anos, pois gera importantes resultados para o clube. Ter um atleta bem condicionado e treinado, favorece os bons resultados e títulos.
Estudo e mapeamento de atletas
Diversos clubes espalhados pelo mundo investem bastante no setor de mapeamento de atletas e novos talentos. Não é difícil encontrar anúncios patrocinados no Instagram com intenção de recrutar jovens para testes e afins em determinados clubes.

Tudo isso é a partir de estudos e tecnologia voltadas à captação de pequenos talentos e investimento na categoria de base desses respectivos clubes. Com isso, a geração de capital para o clube aumenta, podendo vender esses talentos ou até mesmo utilizá-los dentro do próprio clube.

É uma estratégia bastante interessante e que já está se tornando realidade na maioria dos países que levam a sério o futebol.
Como a tecnologia modificou o jogo em si?
Pensar no antigo futebol, jogado com as mesmas regras, mas sem o uso de nenhuma tecnologia, parece até mesmo arcaico. Como sabemos, atualmente com o uso de muitas tecnologias em campo, o jogo passou a ser bem mais dinâmico e justo. Lances polêmicos passaram a ser solucionados com o uso da tecnologia e em pouco tempo.

Isso trouxe mais assertividade nas decisões e mais justiça para o esporte em si. Entretanto, todas essas mudanças são difíceis para serem adaptadas em um curto espaço de tempo. Com isso, sempre é recomendado um período de adaptação e ensinamento para quem está no meio.
Conclusão
Como vimos, as tendências no futebol para 2023 são bem animadoras e prometem modificar diversos aspectos do futebol, desde a parte de planejamento, condição física, até mesmo para a prática esportiva em si, com o uso da tecnologia em nosso favor. Isso já pode ser notado de diversos aspectos, seja com o uso do VAR, sensores para observar se a bola ultrapassou a linha do gol, entre outras coisas.

Fato é que, com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, muitos clubes e seleções investem cada vez mais em recursos para melhorar seus setores. Com melhores condições, a tendência é de uma evolução no esporte e melhoramento de rendimento em pouco tempo.

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês