30 de dezembro de 2020

Temporal deixa pelo menos sete mortos em Embu das Artes; bombeiros encerram buscas

Temporal deixa pelo menos sete mortos em Embu das Artes; bombeiros encerram buscas
Corpo de mãe, três crianças e a avó delas foram localizados após desabamento de casas. Um homem foi arrastado para o bueiro em outro bairro.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo encontrou na noite desta quarta-feira (30) o corpo do menino Ryan, 8 meses, nos escombros do desmoronamento ocorrido Embu das Artes, na Grande São Paulo, na noite de terça-feira (29). As buscas foram encerradas no local.

 

Seis pessoas foram soterradas na rua Centauro, na região do Jardim Colégio. A sétima vítima do temporal na cidade foi um homem arrastado pelas chuvas em outra região da cidade.

 

Uma mãe e dois filhos, de 5 e 7 anos, e a avó das crianças morreram soterradas e foram as primeiras vítimas localizadas pelos bombeiros. Outro filho da vítima, um bebê de 8 meses, teve o corpo encontrado na noite desta quarta-feira, logo depois da localização do corpo da avó.

 

Outra criança da mesma família, de 1 ano, também morreu.

 

O desabamento

Duas casas desabaram em uma área de risco e os bombeiros foram acionados por volta das 21h40 na Rua Centauro, no Jardim Colégio, perto do Rodoanel. Mais de 40 bombeiros trabalharam nas buscas de seis pessoas da mesma família. Cerca de 40 casas foram interditadas no local e seis casas correm o risco de desabar.

 

A quinta vítima é um homem que foi arrastado pela correnteza e tragado por um bueiro no bairro Santa Tereza, em outra região da cidade. A vítima chegou a ser resgatada e levada para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

 

A sexta vítima encontrada pelos bombeiros nesta quarta-feira (30), é Zenaide Maria Gomes, 55 anos, mãe de Jaqueline. O corpo dela foi encontrado nos fundos dos escombros da casa dela.

 

Uma escola municipal da cidade será usada para abrigar os desabrigados que tiveram que sair das suas casas.

 

 

Área de Risco

A região onde ocorreu o deslizamento em Embu das Artes foi identificada como de risco pelo Instituto Geológico. A Defesa Civil disse que alertou a prefeitura sobre as chuvas fortes para que as famílias fossem retiradas do local.

 

A Prefeitura de Embu das Artes disse que recebeu o relatório de risco no dia 9 de dezembro e que era impossível em 20 dias tomar todas as providências. A prefeitura disse ainda que já está trabalhando para criar um plano de ação que será implantado no primeiro semestre de 2021. A administração municipal afirmou ainda que lamenta a tragédia ocorrida e está prestando toda a assistência à população afetada pela chuva.

 

O tenente-coronel da Defesa Civil, Rodrigo Quintino, diz que vai apoiar o Corpo de Bombeiros na avaliação de áreas de riscos para evitar novas tragédias.

 

“Nosso trabalho no local vai ser exatamente a avaliação dessas áreas. Nós temos em Embu das Artes, especificamente, um total de 18 áreas de risco, que foram reavaliadas neste ano. É avaliação bem atual realizada pelo Instituto Geológico de São Paulo”, afirmou.

 

“É importante falar para as pessoas que evitem essas áreas como aconteceu em Embu das Artes, não tentem atravessar enxurradas, não tentem atravessar áreas alagadas, especialmente áreas relacionadas a deslizamentos de terra ou com riscos de deslizamento. A qualquer sinal mínimo de deslizamento, como rachaduras, inclinação anormal de postes, árvores e muros, é importante que as pessoas acreditem e saiam imediatamente dessas áreas”, ressaltou.

 

 

Capital paulista

A chuva que caiu na cidade de São Paulo causou alagamentos e transbordou ao menos dois córregos nesta terça-feira (29), deixando toda a capital em estado de atenção desde o início da tarde, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.

 

Os córregos ‘Morro do S’, no Campo Limpo, e o do Pirajuçara, na Zona Oeste, transbordaram pouco antes das 19h. O alerta do CGE para alagamentos foi emitido às 17h45 para toda a capital, incluindo as Marginais Pinheiros e Tietê.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês