Semana tem queda acentuada na temperatura e risco de geada: mínima pode ser de 6°C

Forte frente fria avança sobre o país e traz onda de frio intenso. Há risco de geada na 4ª feira.
Os serviços de meteorologia como Climatempo, Somar, do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e da Defesa Civil do Estado de São Paulo mostram que o tempo na região da Nova Alta Paulista, nesta semana, deve ser marcado pela queda acentuada na temperatura.
A previsão verificada na manhã desta segunda-feira (28) pelo SIGA MAIS junto ao site da Defesa Civil aponta inclusive risco de geada na madrugada de quarta-feira (30), para Adamantina (por ser previsão, os dados podem sofrer alterações).
Segundo o Climatempo, uma grande frente fria chegou ao sul do Brasil no primeiro fim de semana do inverno (e o último de junho), onde provocou temporais especialmente sobre o Rio Grande do Sul, mas fortes pancadas de chuva também ocorreram em locais de Santa Catarina e do Paraná. Nos próximos dias, esta frente fria avança sobre o sudeste e o centro-oeste, causando mudanças no tempo também em parte do norte e do nordeste.
Frente fria especial
O Climatempo destaca que esta frente fria está chamando muito a atenção dos meteorologistas porque é um sistema forte e que vai avançar pelo interior do Brasil, o que se chama de frente fria continental, causando muito frio na virada de junho para julho. O centro da massa de frio que vem com esta frente fria é forte e vai passar exatamente sobre o sul do Brasil, antes de ir para o mar. O centro de uma massa de frio é a região onde o frio é mais intenso.
Ainda de acordo com o Climatempo, a massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria é mais forte em 2021, até agora e se desloca pelo interior da América do Sul, tendo pouco contato com o oceano nos primeiros dias de sua atuação. Isto aumenta o poder de frio e secagem do ar, tornando esta massa de ar frio potencialmente mais perigosa para provocar temperaturas muito baixas no Brasil, neve e geada, ampla e forte.
Veja aqui mais informações do Climatempo.
Fonte: Siga Mais