Sem responder sobre geradores, Sabesp diz à Câmara que temporal em outubro foi atípico
Resposta da empresa chegou ao legislativo e à imprensa dois meses após o temporal.
Nesta segunda-feira (6), dois meses após o forte temporal que atingiu Adamantina e região no mês de outubro e que deixou grande parte da cidade por mais de dois dias sem água, ou com o fornecimento parcialmente prejudicado, a Sabesp respondeu aos pedidos de informações da Câmara Municipal e do SIGA MAIS, que cobraram informações e medidas que pudessem causar menos transtornos e impactos em situações futuras, como a instalação de geradores de energia elétrica para garantir a operação do sistema de captação, armazenamento e distribuição de água.
No dia 4 de outubro, logo após o temporal, os vereadores formalizaram dois pedidos de informação à Sabesp: Requerimento Nº 257/2021 e Requerimento Nº 260/2021. No dia5, o SIGA MAIS também solicitou informações à empresa.
A resposta à Câmara Municipal foi enviada semana passada, conforme informou a Sabesp ao SIGA MAIS no dia 3 de dezembro. O documento recebido foi lido na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (6). O ofício 44/21-RBDA tem data de 20 de outubro.
Veja a resposta da Sabesp à Câmara Municipal:
“O evento climático inédito e atípico que atingiu diversas regiões do Estado causou a interrupção do fornecimento de energia elétrica de forma generalizada, o que afetou os sistemas de produção e distribuição de água em todas as cidades pertencentes à Gerência Divisional de Adamantina de forma simultânea.
A Sabesp dispõe de equipamentos e reservação de água adequada a fim de suprir o abastecimento, em situações emergenciais de falta de energia de forma pontual e programada, diferentemente do ocorrido no último dia 01/10/2021.
Esclarecemos que o evento excepcional se deu sem aviso prévio, entretanto, a companhia trabalhou de forma ininterrupta até o restabelecimento total do fornecimento de água.
Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos”.
Pedido da imprensa
No dia 5 de outubro, após os requerimentos legislativos, o SIGA MAIS encaminhou questões à empresa, levantadas a partir das reclamações dos consumidores da Sabesp, em razão do desabastecimento de água após o temporal. Veja os questionamentos levados, na ocasião, à empresa:
1 – O sistema de captação de água em Adamantina, alimentado por energia elétrica, tem equipamento gerador de energia elétrica fixo, junto aos poços e demais dispositivos elétricos, para situações excepcionais, como ocorrida neste fim de semana?
2 – Há geradores móveis, dispostos em Adamantina, que possam ser deslocados e mobilizados para situações extraordinárias, como do fim de semana?
3 – Houve suporte emergencial de iniciativa da Sabesp a localidades, com caminhões pipa, em Adamantina, neste fim de semana, já que há imóveis que ficaram mais de 48h sem água?
4 – Como esse recurso de caminhão pipa pode ser solicitado?
5 – Qual a capacidade de armazenamento de água, pela Sabesp, em Adamantina. Numa situação de interrupção total da produção, por quanto tempo esse volume de água armazenado suporta a demanda média local?
6 – Outras informações/livre/considerações.
Em resposta ao pedido de informações, a Sabesp se manifestou no dia 8 de outubro, dizendo que se pronunciaria após responder às solicitações da Câmara Municipal.
Assim, na última sexta-feira (3) o SIGA MAIS recebeu a nota da empresa. Veja a íntegra:
“Em ofício entregue à Câmara de Adamantina nesta semana, a Sabesp informa que o evento registrado no dia 1/10 foi atípico e atingiu diversas regiões do Estado de São Paulo. A empresa ressalta que dispõe de equipamentos e reservatórios de água adequados para suprir o abastecimento em situações de falta de energia programadas ou emergenciais pontuais, diferentes da situação incomum registrada no dia 1/10, quando grande parte da cidade ficou várias horas sem energia. A Companhia pontua também que trabalhou de forma ininterrupta até o restabelecimento total do fornecimento de água”.
Fonte: Siga Mais