Queimadas provocam danos ao sistema elétrico e impactam o fornecimento de energia para mais de mil clientes

A meteorologia prevê próximos dias sem chuvas na região. O ar seco e a maior incidência de ventos aumentam os riscos das queimadas que trazem vários prejuízos à população. Do ponto de vista do fornecimento de energia elétrica, esse cenário também é motivo de preocupação, já que a dispersão das chamas em terrenos, matas e áreas de pastagens podem provocar interrupção de energia para clientes nas áreas rurais, urbanas e, inclusive, serviços essenciais.
Dados da Energisa Sul-Sudeste, que atende 24 municípios na região de Presidente Prudente, apontam que em 2024 foram registradas 35 ocorrências de queimadas, causando a interrupção temporária no fornecimento de energia para mais de 2 mil clientes. Neste ano, antes mesmo da temporada mais crítica do período seco, já foram seis ocorrências e mais de 1,1 mil clientes impactados.
“Estamos há dias sem chuvas e a baixa umidade do ar torna o cenário propício para a rápida dispersão do fogo. Uma ponta de cigarro ou até mesmo um fósforo aceso em um terreno baldio ou às margens de uma rodovia, pode ser o princípio de um incêndio de grandes proporções”, enfatiza Mauricio Arantes, coordenador de Operações da Energisa Sul-Sudeste.
Mauricio explica que mesmo que as chamas não atinjam diretamente a rede de energia, o calor intenso pode danificar cabos condutores, postes e outros componentes do sistema elétrico. “Quando isso acontece, imediatamente deslocamos equipes especializadas para apoiar o Corpo de Bombeiros, a fim de minimizar os impactos à distribuição de energia, enquanto é feita a contenção do incêndio. Então, é indispensável que a população entenda os riscos e evite quaisquer medidas que podem desencadear uma queimada”, reforça.
De olho nas condições climáticas, a concessionária tem reforçado as orientações para evitar as queimadas nas áreas urbanas e rurais das localidades onde atende:
– Nunca jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
– Não queime o lixo doméstico;
– Evite acender fogueiras, principalmente em locais perto da rede elétrica;
– Quando acender uma fogueira, posteriormente apague as cinzas com água, para que o vento não leve as brasas para matas, terrenos baldios ou lixões;
– Não faça queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola;
– Vale lembrar que fazer queimadas próximo às linhas de transmissão é considerado crime federal. Conforme o Decreto 2.661, de julho de 1998, é proibido atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.
Ao avistar um incêndio perto da rede elétrica, contate a Energisa:
Aplicativo para celular Energisa On
Gisa/Whatsapp – (18) 99120-3365
Site www.energisa.com.br
Call Center – 0800 70 10 326
Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III – COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER