Prefeitura de Adamantina reitera as restrições da fase emergencial
Fiscalizações de posturas e epidemiológicas serão intensificadas a partir de amanhã (26), no sistema de blitz, em parceria com a polícia
A Prefeitura de Adamantina informa que a fase emergencial decretada pelo Governo do Estado de São Paulo continua em vigor até 30 de março de 2021.
Sendo assim, preparou para este fim de semana um controle de entrada de veículos no município, com a instalação de barreiras sanitárias, a fim de conter a disseminação do vírus em caso de visitantes possivelmente infectados.
As fiscalizações de posturas e epidemiológicas também serão intensificadas a partir de amanhã (26), no sistema de blitz, em parceria com a polícia. Comércio e serviços que estiverem funcionando fora das normas impostas pelo Estado poderão sofrer sanções.
Relembrando, as restrições impostas pelo Estado na fase emergencial são suspensão de celebrações religiosas e esportivas coletivas, bem como o uso de parques e espaços públicos de lazer e recreação.
Os setores e serviços, que tinham autorização para funcionar durante a fase vermelha, foram proibidos de operar de forma presencial, tais como lojas de materiais de construção e a retirada presencial de mercadorias e alimentos nas lojas do comércio em geral, bem como em bares e restaurantes, ficando autorizado o delivery.
Para as empresas foi determinado o home office para as atividades administrativas dos setores não essenciais, e o governo do Estado recomendou ainda o escalonamento do início do expediente para diminuir aglomerações nos horários de pico.
Além destas restrições, também está em vigor o toque de recolher que deve ser respeitado das 20hs às 5hs da manhã.
Em Adamantina, a fim de auxiliar o comércio local na entrega de produtos, a Prefeitura mobilizou os servidores do Departamento de Transito para demarcar, em toda a área central da cidade, local específico para entrega de mercadorias, minimizando assim o impacto da medida imposta pelo Governo do Estado.
É sabido que muitas pessoas têm preferência por ir pessoalmente às lojas, fazer suas escolhas de compra, assim como muitas outras, sequer têm possibilidade de se locomover com veículo próprio.
Entretanto, considerando que a situação epidemiológica local está se agravando exponencialmente, é fundamental que a população, tanto quanto os comerciantes, colaborem com o Poder Público no controle da epidemia.
Assim a Prefeitura informa a todos os cidadãos e comerciantes que, neste momento está inviabilizada qualquer ação mais específica no sentido de infringir as normas do Estado, sob pena da Administração incorrer em responsabilidade, haja visto que já existem decisões judiciais neste sentido em outros municípios.
É fato que, em dado momento, quando a situação epidemiológica local esteve mais amena, foi possível flexibilizar as normas impostas pelo Governo do Estado e o Prefeito, respaldado pelo Comitê de Contingenciamento, assim o fez. Hoje a nossa Santa Casa está com 100% da capacidade comprometida.
“Contudo, atualmente, seria uma temeridade qualquer ação tendente a comprometer, ainda mais, a difícil situação local. O descumprimento do Plano São Paulo, seja por quem for, converge para uma infração grave e infelizmente não tenho poderes para contrariar este plano do Estado” disse o Prefeito.
E completou: “Eu me solidarizo com todos os comerciantes e espero sinceramente que em breve possamos superar tudo isso. Estamos fazendo todo o esforço para amenizar essa situação. Aumentamos o número de leitos COVID de 6 para 10, implementamos 3 testes de COVID no município, compramos o aparelho de tomografia, estamos finalizando o Centro de Diagnóstico por Imagens e o projeto da Ressonância Magnética está em fase de conclusão. Além disto, criamos atendimento exclusivo para COVID no postão e o CIS tornou-se uma importante referência de atendimento à população. A equipe de saúde de Adamantina, com seus procedimentos, tem sido exemplo em todo o Estado de São Paulo. Enfim, estamos trabalhando incessantemente para minimizar os impactos da pandemia em nível local, mas, repito, precisamos da colaboração de todos.
Fonte: Assessoria de Imprensa