8 de janeiro de 2026

PIBID e SAPP da FAI promovem a III Formação de PIBID-FAI: Conectando o ensino básico ao ensino superior

PIBID e SAPP da FAI promovem a III Formação de PIBID-FAI: Conectando o ensino básico ao ensino superior
Atividades acontecem nos dias 20 e 27 de janeiro

O Centro Universitário de Adamantina promoverá neste mês duas atividades gratuitas voltadas à saúde mental, ao autoconhecimento e ao fortalecimento das relações humanas. As ações, organizadas pelo Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP), são abertas à comunidade acadêmica e têm como foco oferecer espaços de reflexão, diálogo e desenvolvimento pessoal.

No dia 20 de janeiro, das 12h às 13h30, será realizada a palestra “Entre conflitos e tensões: Aspectos destrutivos das relações interpessoais”, conduzida pela psicóloga Débora Pereira Lúcio Rosa e pela estagiária de Psicologia Isadora Maria Brigati. O encontro será online, por meio do link: https://meet.google.com/vjo-iqaa-jrc, permitindo a participação de estudantes e colaboradores do PIBID de diferentes locais.

A atividade pretende discutir os principais fatores que geram conflitos no convívio cotidiano, destacando como comportamentos, emoções e padrões de comunicação podem afetar negativamente vínculos familiares, afetivos, profissionais e acadêmicos. As palestrantes também trarão estratégias de manejo e formas mais saudáveis de lidar com situações de tensão.

Já no dia 27 de janeiro, das 18h às 19h30, o SAPP promove a Oficina “Escrita Terapêutica — Técnica de Autoconhecimento”, que será conduzida pelas psicólogas Liliane Maria da Silva e Débora Pereira Lúcio Rosa. A oficina acontecerá presencialmente no Campus 2.

A proposta é apresentar a escrita como ferramenta terapêutica, auxiliando os participantes a reconhecer e expressar emoções, organizar pensamentos e desenvolver um olhar mais profundo sobre si mesmos. A atividade envolve práticas guiadas e momentos de troca, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro.

“Este é o segundo ano que apoiamos o PIBID na formação continuada de estudantes e professores. Neste ano de 2026, em diálogo com a coordenadora do PIBID-FAI, Prof.ª Dra. Alessandra Santos, decidimos ofertar atividades voltadas ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes, considerando que tais ações contribuem para o fortalecimento de competências essenciais não só na vida pessoal, mas também no processo formativo de futuros professores”, ressalta a coordenadora do SAPP, psicóloga Evelyn Yamashita Biasi.

 

Por Jéssica Nakadaira

Compartilhe esta notícia