Operação da Marinha faz inspeção naval em áreas de maior concentração de embarcações no Oeste Paulista
Ação é realizada pela Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio e segue até março do ano que vem. População pode denunciar irregularidades.
A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio iniciou, nesta segunda-feira (14), a “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma navegação segura”. Segundo a corporação, o objetivo é reduzir o número de acidentes de navegação. As ações de inspeção naval nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio seguem até o dia 16 de março do ano que vem.
Nas abordagens, as equipes vão orientar e fiscalizar os condutores com relação a habilitação, conferir a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação, etc. Ainda haverá uso de etilômetros para coibir a navegação sob efeito de bebidas alcoólicas.
O foco principal da fiscalização serão as embarcações de esporte e recreio, como lanchas e motos aquáticas. “Os dados da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que cerca de 70% dos acidentes de navegação no Brasil envolvem estes dois tipos de embarcações nos últimos quatro verões. As Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário e o esclarecimento das normas de segurança da navegação buscam garantir salvaguarda da vida humana, sem deixar de aplicar medidas rígidas contra as irregularidades constatadas”, informou a Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio.
Ao verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas, falta de itens de segurança, condutores alcoolizados e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores, a corporação orienta que todo cidadão auxilie na fiscalização do tráfego aquaviário.
As denúncias poderão ser feitas pelo endereço eletrônico: [email protected] ou pelos telefones (18) 3281-3175 e (18) 99159-5483, pelo WhatsApp.
A Marinha do Brasil relembra que disponibiliza, ainda, o telefone 185 para emergências náuticas.
Entre as principais orientações estão:
- Navegar a mais de 200 metros de distância da praia, em respeito aos banhistas
- Ter em mãos a habilitação e documentos obrigatórios para a condução de embarcações.
- Não consumir bebidas alcoólicas antes de conduzir embarcações
- Conhecer o local por onde vai navegar
- Respeitar o limite de pessoas a bordo para garantir a estabilidade da embarcação
- Usar colete salva-vidas durante todo período de navegação
Fonte: G1