Dr. João Pedro fala sobre a saúde da população LGBTQIA+
No programa ‘Saúde é o que interessa’ dessa quarta-feira (29), o Dr. Guilherme Bonadirman abordou o tema “Saúde LGBTQIA+” com o Dr. João Pedro Tonhá (CRM-RJ: 521146017).
João é médico de família e comunidade formado pela UERJ, residente de administração em saúde R3-UERJ, defensor do SUS, da ciência e dos direitos humanos.
Atualmente, João desenvolve uma pesquisa acerca da saúde da população LGBTQIA+, o que o permite falar com propriedade sobre o tema.
Depois de uma breve explicação sobre a sigla e os conceitos de gênero e sexualidade, João falou das peculiaridades da saúde da população LGBTQIA+ e como está o acesso à saúde de qualidade para essas pessoas.
Dr. Guilherme apresentou dados que mostram o quanto o nosso país é preconceituoso e retrógrado. “O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo”, afirma ele lamentando.
Faz-se necessário o acolhimento desta população nos serviços de saúde afim de proporcionar maiores vínculos de acesso, legitimação da aplicabilidade das leis e pela luta da garantia de direitos a saúde integral, assim como atendimento igualitário para os LGBTQIA+.
Precisamos lutar juntos por essa causa para que essas pessoas, que já enfrentam tantas dificuldades pelo simples fato de serem quem são, tenham o mínimo: respeito e direito à saúde.
Para conferir o programa na íntegra, acesse:
Facebook:
YouTube:
Da Redação