28 de fevereiro de 2024

Liminar obtida pelo MPSP obriga Poder Público a custear tratamento a crianças com autismo em Lucélia

Liminar obtida pelo MPSP obriga Poder Público a custear tratamento a crianças com autismo em Lucélia
Ação é do promotor de Justiça Pedro Vinícius Meneguetti Martins

Ação ajuizada pela Promotoria de Justiça de Lucélia levou à concessão de liminar obrigando o Estado de São Paulo e, subsidiariamente, a prefeitura local, a fornecer tratamentos multidisciplinares a oito crianças que estão no espectro autista. Segundo prescrições assinadas por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), os pacientes necessitam de acompanhamento por psicoterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, no método ABA ou Denver, sendo que as famílias não possuem recursos financeiros para custeá-los.

Na decisão de 20 de fevereiro, a 2ª Vara de Lucélia dá prazo de 15 dias para que o Poder Público apresente plano de ação a ser adotado para essas crianças, especificando o tratamento oferecido a cada uma delas. Em caso de descumprimento, será cobrada multa diária de R$ 800 até o limite de R$ 80 mil.

O promotor de Justiça Pedro Vinícius Meneguetti Martins afirma nos autos que, além de serem protegidas por disposições genéricas presentes na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, as pessoas com espectro autista “têm tutela específica prevista na Lei federal nº 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro, garantido acesso ao atendimento multiprofissional”.

 

 

Fonte: MPSP | Núcleo de Comunicação Social

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês