6 de janeiro de 2023

Jogadores do Oeste Paulista vivem diferentes emoções em jogos inaugurais da Copinha

Jogadores do Oeste Paulista vivem diferentes emoções em jogos inaugurais da Copinha
Goleiro César Augusto de Oliveira Prado foi emprestado pelo Flamengo de Guarulhos e defenderá a equipe do nordeste na competição

A 53 ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior já começou. Apesar de não contar com times nem cidade-sede novamente, o Oeste Paulista está representado por, pelo menos, 11 jogadores de oito cidades diferentes (a lista pode ser atualizada). A maior parte deles, inclusive, estreou nesta primeira rodada da fase de grupos.

De Adamantina. O goleiro César, de 19 anos e 1,95m, vestiu a camisa 1 e ajudou o Flamengo-SP vencer o rival Guarulhos, na Grande São Paulo, por 1 a 0. Além de passagens pela base da região, no Osvaldo Cruz e Grêmio Prudente, o Diário do Oeste, jornal de sua cidade natal, menciona períodos em times tradicionais do país: Palmeiras, Bahia, Audax-SP e uma estada na Itália.

Meio-campista Guilherme Kanté, de Presidente Epitácio, ajuda a formar a lista de atletas do Oeste Paulista na Copinha 2023 — Foto: Murilo Aguilar/Cedida
Meio-campista Guilherme Kanté, de Presidente Epitácio, ajuda a formar a lista de atletas do Oeste Paulista na Copinha 2023

Os desafios iniciais dos garotos tiveram experiências diversas, com vitórias, derrotas, assistência, goleiro ileso e até gol marcado. Este foi o caso de Pablo Ruan, atacante do Vitória da Conquista, que já atuou pelo Osvaldo Cruz e proporcionou histórias na Copinha de 2020. Na ocasião, o jogador foi o atleta mais jovem a jogar uma partida do torneio, batendo o recorde que pertencia a Neymar.

Desta vez, o jogador também começou com o pé direito, literalmente. Diante do Figueirense, logo aos três minutos, o atacante pegou o rebote após cobrança de falta e bateu de primeira para o fundo da rede. Assim, o camisa 11 teve papel importante na vitória por 2 a 1, pelo Grupo 15. O gol concorre ao Prêmio Dener, entre os mais bonitos da rodada.

Logo na estreia por time baiano, Pablo Ruan, ex-Osvaldo Cruz, aumentou sua lista de "resenhas" na Copa São Paulo — Foto: Rhian Nascimento/Cedida
Logo na estreia por time baiano, Pablo Ruan, ex-Osvaldo Cruz, aumentou sua lista de “resenhas” na Copa São Paulo

Alegria para uns, tristeza para outros. Atuando como adversário de Pablo Ruan, estava Renan Parceli. O zagueiro veste a camisa do Figueirense e cresceu em Monte Castelo, no Oeste Paulista. Titular nesta primeira rodada, o garoto ainda enfrenta o Novorizontino e o União Suzano, buscando recuperar os pontos que não vieram diante do Vitória da Conquista.

Renan Parceli, de Monte Castelo, esteve em campo pelo Figueirense (branco e preto) — Foto: Rhian Nascimento/Cedida
Renan Parceli, de Monte Castelo, esteve em campo pelo Figueirense (branco e preto)

Para Vinicius Kauelateral-esquerdo prudentino que atua pelo Athletico-PR, a estreia teve um gosto especial. O Furacão goleou o Picos-PI por 4 a 1, em jogo válido pelo Grupo 7, e o jovem deu assistência para o segundo gol da equipe. O defensor atua pelo clube paranaense desde 2017, quando chegou para a categoria Sub-15.

Vinícius Kaue, lateral prudentino do Athletico-PR, defende o time na Copinha; participação começou com assistência — Foto: José Tramontin/Athletico
Vinícius Kaue, lateral prudentino do Athletico-PR, defende o time na Copinha; participação começou com assistência

Apesar de estar atuando pelo torneio que, muitas vezes, alça atletas para as equipes profissionais, Vinicius já atuou pelo time principal do Athletico-PR, e até já balançou a rede. Em abril de 2021, no Campeonato Paranaense, o jovem abriu o placar na vitória por 2 a 0 diante do Rio Branco. Além disso, a experiência do lateral supera os limites do clube, já que coleciona convocações para as seleções de base do Brasil.

Ronaldy, de Emilianópolis, é jogador do Avaí e debutou diante do Ceilândia, em partida válida pelo Grupo 6. O meia tem passagem pelas categorias de base do Grêmio Prudente, tendo atuado pelo Carcará no Paulista Sub-15, em 2018. Sua atual equipe, porém, foi derrotada por 3 a 1, em Catanduva.

Ronaldy, meio-campista de Emilianópolis, na base do Avaí — Foto: Vivi Marques/Avaí F.C.
Ronaldy, meio-campista de Emilianópolis, na base do Avaí

Kanté, crescido em Presidente Epitácio, joga pelo América-MG. O volante iniciou a partida diante do Retrô-PE no banco de reservas, mas recebeu oportunidade aos 25 do segundo tempo, junto com outros dois garotos que o técnico Mairon César colocou em campo. As substituições, no entanto, não modificaram o placar, que já estava 3 a 1 para o Coelho – resultado final da partida.

Contra o Retrô-PE, Kanté entrou no decorrer da partida — Foto: Murilo Aguilar/Cedida
Contra o Retrô-PE, Kanté entrou no decorrer da partida

 

Reforçando a lista

O atacante Everton Cardoso, o Evinho. Também com 19 anos, ele foi o camisa do 11 do Vocem na derrota, em Assis, para a Ponte Preta (1 a 0). Saiu faltando 10 minutos. Ainda segundo o jornal, Evinho soma passagens pela base do Operário-MT e Independente de Limeira.

Atacante Evinho, também de Adamantina, defende o Vocem — Foto: Instagram/Reprodução
Atacante Evinho, também de Adamantina, defende o Vocem

Em busca de espaço

Voltando a falar do Athletico-PR, outro nome do Oeste Paulista pode receber oportunidade. Apesar de não ter sido relacionado para a partida inaugural, Léo Ataíde, que também cresceu em Presidente Epitácio, está inscrito pelo Furacão. O jogador tem 19 anos e atua na lateral-direita.

Ataíde não é o único aguardando uma chance. Diretamente da maior cidade da região, o goleiro Gustavo Bernardo, nascido em 2005, veste a camisa do Tupã e também ficou de fora da relação para a primeira rodada. O time do arqueiro não teve vida fácil no pontapé inicial. Em jogo válido pelo Grupo 9, Gustavo viu os companheiros abrirem o placar, tomarem o empate dois minutos depois e, no último minuto, levarem a virada. A partida contra o Velo Clube terminou 2 a 1, portanto, para o time de Rio Claro.

Goleiro prudentino é um dos inscritos pelo Tupã — Foto: Instagram/Reprodução
Goleiro prudentino é um dos inscritos pelo Tupã

O zagueiro Guilherme Ribeiro (o clube usou Gui Machado nas redes sociais), de Nantes, por sua vez, veste a camisa do Oeste. A equipe de Barueri está no Grupo 24, e venceu por 1 a 0 o Fluminense-PI. O defensor ainda tem dois jogos para tentar uma oportunidade, diante do Internacional-RS e do Rosário Central-SE.

De Nantes, zagueiro Gui Ribeiro (ou Machado, como tratou o Oeste) também é nome da região na disputa — Foto: Instagram/Reprodução
De Nantes, zagueiro Gui Ribeiro (ou Machado, como tratou o Oeste) também é nome da região na disputa

Na noite desta quarta-feira (4), Luiz Lima, jovem de Rosana, viu sua equipe, o Porto Velho-RO, perder de 3 a 0 para o São Paulo. O garoto de 20 anos é lateral-direito da Locomotiva. Assim como Guilherme, busca espaço nos dois próximos jogos da fase de grupos, diante de CSP-PB e Marília.

 

Jogos da abertura que serviram como apresentação dos garotos ligados ao Oeste Paulista:

 

 

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia