Ipem-SP verifica e aprova radares nas praças de pedágios da SP-294, em Pacaembu e Santa Mercedes
Ação é obrigatória e realizada uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passa por reparo.
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou, nesta segunda-feira (18), a verificação metrológica nos radares instalados nas praças de pedágio no km 623 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Pacaembu (SP), e no km 670, em Santa Mercedes (SP). Os instrumentos foram aprovados.
O Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares em todo o Estado de São Paulo e, segundo a portaria 544/2014, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é obrigatória realizá-la uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.
A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Presidente Prudente (SP).
Verificação metrológica
A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.
O radar é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas e possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao aparelho. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto.
Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Conforme segue abaixo:
- Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.
- Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.
- Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.