11 de julho de 2020

Infecção por variação rara de vírus da gripe é identificada no norte do Paraná, diz OMS

Infecção por variação rara de vírus da gripe é identificada no norte do Paraná, diz OMS

Uma mulher de 22 anos foi infectada por uma variação rara de um vírus da gripe em Ibiporã, no norte do Paraná, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O caso de uma variante da Influenza A H1N2 aconteceu em abril, e a mulher está curada.

A OMS informou na quinta-feira (9) que desde 2005 apenas 26 casos deste tipo de gripe foram detectados. Essas infecções são notificadas ao órgão por causa do potencial pandêmico.

O vírus é transmitido de porcos para humanos, e o monitoramento do potencial pandêmico é feito para identificar se o vírus passou por alguma mutação que permita a transmissão entre pessoas.

Até o momento, não há indícios de que isso tenha acontecido, segundo a OMS.

Monitoramento

 

A mulher, que é uma funcionária de um frigorífico, sentiu os primeiros sintomas no dia 12 de abril e procurou atendimento médico dois dias depois. Ela se curou sem a necessidade de ser internada.

Conforme a Secretaria de Saúde de Ibiporã, amostras foram coletadas em 16 de abril, enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que informou à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o caso.

Colegas de trabalho e parentes da mulher foram monitorados, mas, segundo a secretaria, não houve novos casos detectados.

“Um colega que trabalha com ela apresentou sintomas, os exames foram feitos e todos deram negativo”, afirmou o secretário da Saúde do município, Paulo Roberto Zaparolli.

Segundo o secretário, o município reforçou a atuação em propriedades que criam porcos na região para identificar possíveis casos. “Até o presente momento, em todas as vistorias, não foi identificado nada”, disse.

G1 procurou o frigorífico onde o caso foi identificado, mas até o momento não teve resposta.

Fonte: G1 PR

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês