FAI publica edital de Programa de Monitoria Inclusiva 2026
Inscrições começam no dia 19; oportunidades são voltadas para alunos dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária
O Centro Universitário de Adamantina (FAI) lançou o edital para o Programa de Monitoria Inclusiva referente ao 1º semestre de 2026. A iniciativa, organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (PROENS) em parceria com o Serviço de Apoio Psicopedagógico da FAI (SAPP), tem o objetivo de selecionar estudantes que possam auxiliar colegas que necessitam de apoio educacional especializado.
Nesta edição, estão sendo oferecidas duas vagas. Os alunos selecionados receberão um desconto de R$200,00 na mensalidade. As oportunidades são específicas para estudantes que estejam cursando Medicina Veterinária (9º Termo) e Medicina (5º Termo, Turma A).
O papel do monitor vai além da sala de aula. Ele é peça-chave na integração e no desempenho acadêmico do colega. Na prática, o monitor acompanha o aluno nas aulas teóricas e práticas, ajuda na organização dos estudos e oferece suporte em laboratórios e na biblioteca.
Além disso, o monitor auxilia na adaptação de materiais de estudo e no uso de tecnologias assistivas. O monitor não substitui o professor, mas atua como um parceiro fundamental para tornar o ambiente universitário mais acolhedor e acessível.
Quem pode participar?
Para se inscrever, é necessário estar matriculado na mesma turma e curso do aluno que receberá o apoio. O candidato não pode ter reprovações (dependências) de semestres anteriores e nem acumular esta bolsa com outros descontos da instituição (exceto FIES).
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 19 e 26 de janeiro de 2026. O processo de seleção incluirá uma entrevista com a equipe do SAPP, marcada para o dia 2 de fevereiro.
O resultado final sai no dia 4 de fevereiro e as atividades já começam no dia 9, junto com o início do semestre letivo.
Os estudantes interessados devem ler o Edital Nº 32/2025 completo, disponível no portal da FAI, para conferir o link de inscrição e todas as regras detalhadas.
Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP