Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Vanessa Lheti fala sobre a psicologia no ‘Agora é Que São Elas’
No ‘Agora é Que São Elas’ da última quinta-feira (25), Mayra Ferrari recebeu a psicóloga Vanessa Lheti.
No sábado (27) foi comemorado o ‘Dia do Psicólogo’. Em razão da data especial, Vanessa esteve em nossos estúdios para falar um pouco sobre essa ciência tão essencial para a população.
Psicóloga Clínica (CRP 06/160363) especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Vanessa ganhou o prêmio ‘Prata da Casa’ em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda (CTC VEDA) e é terapeuta associada à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).
Vanessa define seu trabalho como um movimento voltado para a busca de novas soluções e novos meios para a sociedade enfrentar os seus problemas, assim como, lidar com as suas emoções, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos seus indivíduos e reduzir o sofrimento deles.
Segundo Vanessa, podemos definir a psicologia como a ciência que estuda o comportamento humano. “A psicologia é a ciência que consegue explicar porque a gente se comporta como a gente se comporta e, mais do que isso, porque a gente sofre com a forma como a gente se comporta”, define ela.
Vanessa explicou que, assim como os psicólogos escolhem um campo de atuação entre psicologia clínica, educacional, hospitalar, social, entre outros, existem também diferentes abordagens psicológicas. “As abordagens são como ‘lentes’ que os psicólogos usam para enxergar os indivíduos”, explica a psicóloga.
Entre as principais abordagens, Vanessa cita a ‘Psicanálise’, considerada a linha teórica mais antiga da psicologia que tem como objetivo estudar o inconsciente do ser humano, a ‘Análise do Comportamento’, uma das principais abordagens da psicologia que visa modificar padrões de vida do paciente a partir do comportamento observável e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), considerada a abordagem mais eficaz (que gera mais resultados) no tratamento de inúmeros transtornos, como, por exemplo, ansiedade e depressão.
A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo avaliar os pensamentos do homem diante das situações que vivencia em seu dia-a-dia. “A TCC é a linha teórica que utilizo em meus atendimentos clínicos e a abordagem em que me especializo”, afirma Vanessa.
Independentemente da abordagem, Vanessa ressalta a importância desse ‘olhar para si’ e reconhece que o processo pode ser muito doloroso no início. “As pessoas precisam entrar na terapia sabendo que no começo é uma ‘chuva de pedras’ muito intensa, porque a pessoa vai ter que lidar com coisas que ela não quer lidar”, revela. “mas a longo prazo vale muito a pena”, conclui.
Para conhecer mais sobre o trabalho da psicóloga, acesse:
https://linktr.ee/psicovanessalheti
Se você não acompanhou o bate-papo na íntegra, clique no link e confira:
YouTube
Da Redação