28 de dezembro de 2020

Eloah Caetano Scramin, a atleta que leva nome de Osvaldo Cruz para o mundo

Eloah Caetano Scramin, a atleta que leva nome de Osvaldo Cruz para o mundo

Osvaldo Cruz é reconhecida por ser celeiro de atletas. São diversas as histórias, de lutas e superações, que levam o nome da cidade para todo o país e até para o mundo. E uma destas osvaldo-cruzenses é Eloah Caetano Scramin (24 anos), que desde a infância se destaca no atletismo.

 

Ela iniciou sua relação com a modalidade aos nove anos de idade. Pouco tempo depois começou a se dedicar aos treinos, empenho que resultou em grandes conquistas durante sua trajetória profissional.

 

“Comecei a treinar um pouco mais sério aos 12 anos com o incentivo do professor José Pedro dos Santos. Ele foi quem me incentivou e mostrou que poderia ser uma grande atleta, revelou o caminho e ajudou a conquistar grandes vitórias”, relembra.

 

Com os resultados positivos, Eloah recebeu convite para integrar a equipe de Presidente Prudente. Em 2011 também se filiou à Confederação Brasileira de Atletismo.

“Nesta época o técnico Dino Cintra iniciou seu trabalho comigo e apresentou o lançamento do dardo. Após dois anos de muito trabalho, recebi o convite para ingressar na equipe IEMA – São Caetano do Sul, onde comecei a treinar com João Paulo Alves da Cunha, um dos maiores e melhores técnicos de arremesso e lançamento do Brasil. Já passei por mais duas equipes, mas hoje ainda defendo a equipe IEMA [Instituto Elisangela Maria Adriano] com muito orgulho”.

 

Atualmente a rotina de treinos de Eloah é variada, mas não falta empenho e dedicação. A atleta se aplica ao esporte seis dias por semana visando alcançar resultados cada vez mais positivos.

 

“Geralmente treino de 4 a 5 horas direto durante seis vezes na semana. Não gosto de dividir treino, prefiro fazer em um só período, mas, quando passa de 5 horas, tenho que dividir, isso acontece em período de base, onde os treinos são bem mais intensos. E meus treinos variam entre coordenativo, educativo, técnico, musculação, saltos, tiros de velocidade… Não é apenas ir e lançar, meu treino engloba muita coisa e é muito específico”, explica.

 

Tal rotina já trouxe grandes conquistas para a osvaldo-cruzense. “Meu sonho é ser uma atleta olímpica, sentir a emoção de defender uma nação e todos os que sempre me apoiaram, me motivaram e patrocinaram, esse sentimento é minha maior motivação e força, é indescritível.  E, com toda certeza, minha competição mais importante até agora foi o Jogos Sul-Americanos, quando mesmo sendo ainda da categoria sub 23 conquistei a medalha de bronze em uma competição adulta, e foi minha primeira convocação pelo COB [Comitê Olímpico Brasileiro]. Também tem o Campeonato Pan-América sub 20, que foi incrível. Minha primeira seleção, uma estrutura incrível do Canadá e ainda é mais emocionante, pois conquistei o pódio, isso é bom!”, se recorda.

 

Para o próximo ano, a atleta almeja participar de diversas competições. Um dos objetivos também é conquistar vaga para os Jogos Olímpicos – sonho de todo atleta.

“Quero buscar uma medalha no troféu Brasil de Atletismo e conquistar minha vaga para a Universíade, que é os Jogos Olímpicos Universitários. Também tenho como objetivo para o ano que vem voltar a lançar acima dos 55 metros. A vaga para os Jogos Olímpicos é consequência, se for da vontade de Deus será, a minha parte estou fazendo, trabalho com fé. Como atleta também quero lançar acima dos 65 metros, competir e conquistar medalhas em Jogos Pan-América, Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais”, projeta.

 

Atualmente a atleta do IEMA recebe apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Caetano do Sul, além de empresas de Osvaldo Cruz: Trinys, Só Dança, Supermercado Bandeiras, além da Nutróloga Suzete Motta. “Eu amo Osvaldo Cruz, costumo falar que é meu lugar de paz, onde estão meus familiares, minhas raízes, meus apoiadores e patrocinadores. Iniciei minha carreira nesta cidade e tenho orgulho de carregar o nome por onde passo”, finaliza Eloah.

 

Fonte: Impacto Notícias

 

Compartilhe esta notícia