É de Parapuã! César Ricardo Teixeira Tarley está na lista dos melhores cientistas do mundo
O pesquisador e cientista parapuense é Professor Titular do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A plataforma internacional de pesquisa acadêmica Research.com classificou entre os melhores cientistas do mundo 15 professores ligados às universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG). Os pesquisadores foram avaliados pela produção científica e o impacto dos artigos acadêmicos publicados, catalogados no Google Acadêmico e no Painel Acadêmico da Microsoft.
Na UEL estão professores Amauri Alcindo Alfieri, de Zootecnia e Veterinária, com 126 publicações e 2.589 citações; Alice Fernandes Alfieri, também de Zootecnia e Veterinária, com 86 publicações e 1.858 citações e o Parapuense César Ricardo Teixeira Tarley, de Química, com 285 publicações e 7.323 citações.
As posições no ranking se baseiam no Índice H, uma métrica internacional de produtividade científica, além da quantidade de publicações e citações de cada pesquisador. Os profissionais das instituições estaduais paranaenses (11 da UEM, três da UEL e um da UEPG) se destacaram em seis das 17 categorias avaliadas: Biologia e Bioquímica; Ciência de Materiais; Ecologia e Evolução; Microbiologia; Química; e Zootecnia e Veterinária.
César Ricardo Teixeira Tarley é filho de Clovis Tarley, família tradicional residente em Parapuã. Sua classificação foi recebida com entusiasmo por amigos e familiares.
O pesquisador e cientista parapuense é Professor Titular do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2007, possui graduação em Química (bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (1998), mestrado em Química Aplicada pela UEM (2001), doutorado em Ciências (área de concentração Química Analítica) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2004) e pós-doutorado em Química Analítica pela UNICAMP (2005).
Tem experiência na área de Química atuando nos seguintes temas: Desenvolvimento de metodologias cromatográficas visando a determinação de contaminantes e toxicantes em alimentos e amostras farmacêuticas; Desenvolvimento de metodologias eletroanalíticas visando a determinação de compostos de interesse forense, ambiental, alimentício e clínico; Desenvolvimento de metodologias analíticas visando a determinação de metais e micronutrientes em alimentos e amostras ambientais por técnicas espectrométricas atômicas. Ênfase é dada ao emprego de polímeros quimicamente impressos e nanomateriais, bem como métodos de microextração líquido-líquido no desenvolvimento das metodologias. César Publicou mais de 225 trabalhos científicos em revistas internacionais e nacionais, possui fator h (h index) de 36 pelo ISI e 37 pelo Scopus, mais de 4200 citações no Web of Science e 4880 pelo Scopus. Concluiu a orientação de 59 alunos de IC, 28 de Mestrado e 13 de Doutorado.
Fonte: Guia Online Parapua