12 de janeiro de 2021

Dirigente do Comitê de Tóquio 2021 anuncia ‘decisão muito difícil’ para fevereiro ou março

Dirigente do Comitê de Tóquio 2021 anuncia ‘decisão muito difícil’ para fevereiro ou março
Organizadores japoneses estão preocupados com o aumento de casos da Covid-19 em Tóquio e pensam em soluções para os Jogos Olímpicos de julho

Olimpíadas sem público? Novo adiamento dos Jogos Olímpicos? Os rumores de que o evento mais importante do calendário esportivo em 2021 não aconteça ganharam força depois da entrevista do diretor-geral do comitê dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Toshiro Muto. “Acho que teremos que tomar uma decisão muito difícil por volta de fevereiro a março”, declarou o dirigente em uma entrevista online apresentada pela agência de notícias Kyodo. A maior preocupação dos organizadores continua sendo a Covid-19, desta vez o aumento de casos da doença no país. Além disso, a população local parece não querer mais receber o evento. Em pesquisa divulgada no final de semana, 80% dos japoneses responderam que desejam que a competição seja adiada ou cancelada.

 

Apesar das especulações, na mesma entrevista, Mori negou que já tenha um consenso sobre o assunto e afirmou ser “absolutamente impossível” adiar novamente os Jogos Olímpicos, principalmente pelas dificuldades de o Comitê Organizador manter seu quadro de funcionários por mais um ano. “Quando este tipo de informação vem à tona, algumas pessoas podem ficar preocupadas. Quero dizer que não pensamos assim de forma alguma e que essas matérias são falsas”, disse. Muto minimizou a pesquisa divulgada no domingo sobre o apoio da opinião pública. Na semana passada, o Japão declarou estado de emergência na cidade de Tóquio e em seus arredores, devido ao aumento de casos do coronavírus.

 

“O número de pessoas pedindo o adiamento dos Jogos aumentou muito, mas isso significa que essas pessoas continuam querendo que os Jogos sejam realizados”, disse Muto. “É claro que, para que ocorram, devemos garantir que organizamos Jogos seguros com medidas contra o vírus”, concluiu. A primeira vez que os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados foi em março de 2020. Na ocasião, o Comitê Organizador mudou a competição de julho de 2020 para julho de 2021.

 

Fonte: Jovem Pan

Compartilhe esta notícia