Departamento de Água e Esgoto flagra fraudes com o uso de arame em hidrômetros de residências em Pacaembu
DAE constatou fraudes em hidrômetros de residências em Pacaembu — Foto: Prefeitura.
Segundo a Prefeitura informou nesta quinta-feira (19), as polícias Civil e Militar foram acionadas para o registro de Boletim de Ocorrência e a realização de perícia nos equipamentos
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) da Prefeitura de Pacaembu (SP) flagrou dois casos de uso de arame nos hidrômetros de residências com o objetivo de burlar o registro do consumo de água pelos imóveis.
Segundo a Prefeitura informou na tarde desta quinta-feira (19), as polícias Civil e Militar foram acionadas para o registro de Boletim de Ocorrência e a realização de perícia nos hidrômetros retirados das casas.
O diretor do DAE, Marcos Alves, explicou que a ação visa a parar o giro do equipamento, responsável por registrar o consumo de água, e assim burlar a leitura que gera o valor da cobrança.
Esta prática, segundo a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Pacaembu, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal como furto.
Além disso, o departamento tem autoridade de aplicar multa ao autor responsabilizado pela fraude por meio de auto de infração com a descrição de interferência na computação do consumo de água através de danificação do hidrômetro com um ferro. O valor previsto é de 20% do salário mínimo na primeira incidência.
Em todos os casos flagrados pelo DAE, as polícias Civil e Militar são acionadas para o registro de Boletim de Ocorrência e a realização da perícia técnica nos hidrômetros retirados.
“Continuaremos com esse trabalho de averiguação de possíveis novas fraudes e com certeza tomaremos as providências cabíveis”, afirmou Alves.
Ainda segunda a Prefeitura, o mesmo tipo de prática já havia sido constatado pelo DAE em outubro passado.
G1 Presidente Prudente