16 de outubro de 2025

Curso de Empreendedorismo chega ao CPP de Pacaembu (SP)

Curso de Empreendedorismo chega ao CPP de Pacaembu (SP)

Há pouco tempo, o programa social Universal nos Presídios (UNP) de Adamantina, do Bloco de Presidente Prudente, capacitou os detentos do Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu, no interior de São Paulo, com o curso de empreendedorismo. Essa é a primeira vez que o módulo é ministrado no presídio.

 

Outros detalhes

O curso durou dois meses;

Diversos detentos foram alcançados;

Quatro voluntários da UNP estiveram envolvidos com a ação.

O que eles aprenderam

Durante as aulas, eles aprenderam sobre empreendedorismo pessoal, posicionamento, postura e até sobre os cuidados com a higiene, uso de gírias. Ou seja, obtiveram o entendimento de que ser empreendedor é mais do que falar e pensar: é agir.

Ademais, os detentos também estudaram sobre:

Empresas individuais e coletivas;

Fizeram uma análise da frase: “É melhor ser cabeça de sardinha ou rabo de baleia?”;

E, por fim, houve também a simulação de empresas dentro da sala de aula, com divisão dos participantes em grupos e dinâmicas educacionais com o objetivo de mostrar que uma nova vida é possível.

Mensagem de fé transmitida durante o curso

Inclusive, Durante as aulas de empreendedorismo, todos os detentos puderam se nutrir da palavra.

 

Nesse ínterim, eles aprenderam que a mente é livre, por isso é importante aproveitar o tempo para alimentá-la com conteúdo que contribua para a transformação da vida.

Depoimento da professora

Em suma, as aulas foram ministradas pela professora Ercillucia Morais de Oliveira Prado. Segundo ela, foi uma experiência incrível e baseada em muito respeito.

  • “Eles demonstraram interesse e participavam ativamente dos encontros”, disse ela.

O que disse o Pastor da UNP de Adamantina

Ademais, o Pastor Marcos Datri, responsável pelo trabalho da UNP em Adamantina, e que atende o CPP de Pacaembu, disse algo importante sobre o momento:

  • “Assim como eu passei pelo sistema carcerário durante 10 anos e não tinha perspectiva de vida, hoje sou testemunha viva de tudo que a UNP tem feito nos presídios.”
  • “O curso e a entrada dos voluntários da UNP foram de suma importância para meu crescimento espiritual, profissional e para minha ressocialização. Eu tenho uma família hoje, a família Universal”, finalizou ele.

 

Fonte: Universal.org

Compartilhe esta notícia