30 de junho de 2023

Com documento da moto vencido, rapaz foge da PM em direção perigosa e acaba autuado por 21 infrações

Com documento da moto vencido, rapaz foge da PM em direção perigosa e acaba autuado por 21 infrações
Policiais militares em motos realizavam o patrulhamento Rocam em Adamantina

 

Depois de fugir da fiscalização da Polícia Militar em direção perigosa em alta velocidade, por diversas ruas e bairros de Adamantina, um rapaz de 22 anos foi autuado por 21 infrações de trânsito nesta quinta-feira (29), além de responder criminalmente por direção perigosa. Na fuga, em alta velocidade, ele transitou na contramão, não respeitou sinal de parada, passou por escola e transitou por calçada. Ele fugiu da fiscalização por estar com o documento da sua moto vencido.

Segundo apurou o SIGA MAIS, a Polícia Militar de Adamantina realizava a Ronda Ostensiva com Motocicleta (Rocam) pela Avenida Rio Branco, quando nas proximidades da Escola Estadual Durvalino Grion o condutor de uma motociclista avistou os agentes em patrulhamento.

O motociclista ignorou sinal de parada da equipe e empreendeu fuga da equipe, ameaçando pedestres, demais veículos e as leis de trânsito, colocando em risco sua própria integridade física e de terceiros.

A partir dessa conduta, os policiais cabo Tiago e cabo Putinati passaram a acompanha-lo, em condição de segurança, utilizando os sinais sonoros e de parada, sem que o condutor em fuga obedecesse.

O rapaz deixou a Avenida Rio Branco, ponto inicial da fiscalização, e ingressou na Rua Rui Barbosa em direção à Alameda Padre Nóbrega, em alta velocidade, oferecendo risco a veículos e demais pessoas que atravessavam as vias. Na Padre Nóbrega passou em alta velocidade pela Escola Cristã em momento de saída de alunos. Os estudantes, ao avistarem o acompanhamento, saíram da via.

Conforme a PM em nenhum momento o motociclista teria reduzido a velocidade, mesmo diante da passagem pela unidade de ensino. A equipe da Rocam manteve distância segura e observação, e conseguiu prosseguir o acompanhamento já pela Rua Santos Dumont, adentrando depois na Avenida Rio Branco, quando não foi possível avistá-lo mais. Conforme o trajeto narrado pela PM, o percurso da fuga e acompanhamento pelos policiais soma quase três quilômetros.

Com o emplacamento da moto identificado foi possível chegar ao endereço do proprietário e os policiais foram até o local. O rapaz não estava no imóvel, porém sua mãe foi cientificada do ocorrido e telefonou para o rapaz, que se negou a comparecer.

Porém, ele relatou que fugiu do patrulhamento por estar com o documento da moto em atraso. A Polícia Militar tomou as medidas administrativas referentes ao fato e apurou que o último licenciamento da moto era de 2021.

Como resultado final os policiais elaboraram 21 autos de infração de trânsito, definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre elas, arrancada brusca, desobedecer sinal de parada obrigatória (placa “pare”), dirigir ameaçando pedestres e demais veículos, ultrapassar em linha dupla contínua amarela, deixar de dar preferência a pedestre na faixa a ele destinada, deixar de reduzir a velocidade próximo a escolas, avançar parada obrigatória em semáforo, transitar por calçada e passeio, dirigir na contramão da via e por licenciamento vencido, e deve responder criminalmente por direção perigosa.

A falta de licenciamento ou atraso no pagamento do débito indica que o veículo está irregular. Por isso, o veículo ficará impossibilitado de circular nas vias públicas. As medidas aplicáveis a essa infração estão previstas no Artigo 230 do CTB. Trata-se de multa gravíssima no valor de R$ 293,47, com anotação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a apreensão do veículo.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia