Brasil recebe 7,7 milhões de doses pediátricas e baby da Pfizer contra Covid-19
Entrega de novos lotes será concluída no sábado (21), após acordo do Ministério da Saúde com o laboratório para adiantar encomenda
O Brasil recebe, nesta sexta-feira (20) e neste sábado (21), mais 7,7 milhões de doses de vacinas Covid-19 da Pfizer para crianças de 6 meses a 11 anos de idade. A entrega é parte do aditivo de 50 milhões de doses e fruto das negociações do Ministério da Saúde com o laboratório para o adiantamento das remessas. Os lotes desembarcam no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
A entrega está dividida em dois lotes, o primeiro de 7,2 milhões e o segundo de 550 mil doses. Ao todo, são 4,5 milhões para 6 meses a 4 anos e 3,2 milhões de doses destinadas ao público de 5 a 11 anos. A partir de agora, as vacinas passam por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e serão distribuídas para todos os estados e Distrito Federal nos próximos dias, ampliando a campanha de vacinação dessa faixa etária.
No começo do mês, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, já havia anunciado as tratativas do Ministério da Saúde com a Pfizer para renegociar os prazos de entrega e sanar o desabastecimento de doses para o público infantil.
O Ministério da Saúde reforça que a vacinação das crianças é fundamental para proteger esse público contra formas graves da Covid-19 e evitar mortes por causa da doença. Os imunizantes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nathan Victor
Ministério da Saúde