12 de março de 2019

Autoridades de Adamantina protocola pedidos durante audiência pública para Duplicação da SP 294

Autoridades de Adamantina protocola pedidos durante audiência pública para Duplicação da SP 294
Deputado Estadual Mauro Bragato, prefeito Márcio Cardim, vereador Aguinaldo Galvão e o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva

Na manhã de hoje (12), foi realizada na Câmara Municipal de Osvaldo Cruz audiência pública para tratar da Duplicação da SP-294.

O prefeito Márcio Cardim (DEM), os secretários Emerson Baptiston, João Vitor Marega e Luciana Pereira e o diretor de engenharia e projetos arquitetônicos da prefeitura, Rodrigo Martins Gumiero e os vereadores Acácio Rocha, Aguinaldo Galvão, Alcio Ikeda, Professor Helio e Eduardo Fiorillo  participaram do encontro.

Na oportunidade, considerando a execução de projeto de duplicação do trecho entre Parapuã e Panorama da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros SP -294, o prefeito protocolou 09 pedidos que objetivam trazer melhorias para diferentes pontos do município.

O prefeito pediu a estadualização e melhorias na Rodovia Dr. Plácido Rocha, motivado pelo crescimento econômico natural da região, criação de universidades, implementação do comércio e implantação de indústrias de importância com consequente aumento populacional, a estrada passou a ser útil como ligação de dois pólos econômicos de importância, resultando significativo volume de tráfego, agravando as condições do pavimento e a demanda por gastos com conservação.

A implantação de anel viário ligando a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) e a vicinal Moyses Justino da Silva, entre os municípios de Adamantina e Lucélia (km 590) proporcionará considerável redução no trajeto entre a SP-294 e as Estradas Vicinais “José Maria da Silva”, principal acesso ao Município de Mariápolis e “Moyses Justino da Silva”, entre Adamantina e Lucélia.

O pedido para construção de passarela de pedestres ou viaduto ligando o Bairro Parque do Sol ao Bairro Vila Jamil de Lima (Km 592 + 907m – anexo III) foi realizado devido ao tráfego intenso de veículos e caminhões que usam a rodovia e os pedestres atravessam a rodovia e colocam suas vidas em risco.

Foi solicitado ainda melhorias no trevo principal com a duplicação da SP 294 motivado pelo grande fluxo de veículos.

 A implantação de trevo de acesso ao Bairro Lagoa Seca (Km 592 + 752m), também foi incluído no pedido, pois esse é o acesso à Rodovia Plácido Rocha, que liga Adamantina a região da Alta Noroeste, conectando duas importantes rodovias tronco do Estado de São Paulo que são as rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294) na região com a rodovia Marechal Rondon (SP 300) na região vizinha, e, indiretamente, com Sorocaba, São Paulo, Mato Grosso do Sul e o Paraná.

 O prefeito ainda pediu a construção de trevo nas proximidades do Clube do AABB (Km 591 + 467m – Anexo III), pois esse trevo será o principal acesso ao Distrito Industrial Valentim Gatti, local onde estão as principais indústrias do município e a construção de trevo de acesso ou retorno ao Bairro Tucuruvi, pois este é um dos principais bairros rurais de Adamantina.

 Além disso, foi protocolado ainda pedido para construção de marginal entre os trevos da UniFAI e Bairro Tucuruvi.

O pedido da marginal paralela à Rodovia SP-294, do lado direito (sentido Parapuã – Panorama) entre os trevos do Centro Universitário de Adamantina – UNIFAI e o Bairro Tucuruvi justifica-se, pois ele facilitará o tráfego devido ao grande fluxo existente no local em razão principalmente do Centro Universitário e, ainda, o ofício solicita melhorias na Vicinal Moyses Justino da Silva e implantação de ciclovia.

“Gostaria de agradecer o empenho do deputado estadual Mauro Bragato por apoiar a nossa região. A duplicação trará desenvolvimento, fomento, geração de emprego e renda para a população da Nova Alta Paulista. Este é um momento crucial para nossa região, que de forma alguma pode deixar de apoiar este programa, mesmo com a previsão de instalação de praças de pedágio. Todos gostaríamos que as melhorias acontecessem sem cobrança para os usuários, porém  sem a instalação das praças nossa região ficará de fora dessa duplicação, pois o programa de concessão prevê investimentos somente mediante a instalação das praças de pedágio. Sendo assim, a não participação do programa poderia resultar em mais 20 anos de luta por melhorias, continuando nossa região vulnerável aos acidentes tão frequentes e desenvolvimento precário e temos a certeza de que ninguém quer que a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros deixe de receber os investimentos na duplicação”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Sobre – A 4ª Etapa do Programa de Concessões Paulista conta com 20 anos de experiência na estruturação deste tipo de projetos. Mais de 8 mil quilômetros de rodovias em áreas estratégias do Estado de São Paulo já foram concessionadas, garantindo as melhores estradas do país.

 O cálculo das tarifas de pedágio é feito utilizando-se o conceito de tarifa quilométrica, que corresponde a um valor fixo por quilômetro multiplicado pelo trecho de cobertura da praça, e que varia em função da categoria das rodovias e dos tipos de veículos.

 O cálculo divide as rodovias em três categorias: sistema rodoviário (rodovias paralelas, ambas com pista dupla, canteiro ou barreira central), estradas de pista dupla (com canteiro central, barreira física ou visual) e estradas de pista simples (uma faixa por sentido).

A presença de vários pedágios em uma mesma rodovia não implica aumento do valor a ser pago, mas sim no fracionamento do valor total. A quantidade de pedágios implantados nas rodovias garante ao usuário um pagamento mais justo e proporcional ao trecho percorrido.

O Programa de Concessões Paulista também traz que a concessionária vencedora deverá equipar as rodovias com wi-fi em toda a malha. Essa ação tem como objetivo manter o usuário sempre atualizado. Serão instaladas ainda câmeras inteligentes.

 

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