10 de agosto de 2021

Aos 16 anos, adamantinense quer conquistar espaço no atletismo com o lançamento de disco

Aos 16 anos, adamantinense quer conquistar espaço no atletismo com o lançamento de disco
Focada, Yoná Taiara aposta no atletismo, especificamente no lançamento de disco.

A participação da atleta adamantinense Izabela Rodrigues da Silva nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sua chegada à final na prova de lançamento de risco e sua posição final como a 11ª do mundo na modalidade, na maior competição esportiva do planeta, é uma inspiração positiva para outros atletas.

 

Em Adamantina, a mesma modalidade é praticada e defendida pela estudante Yoná Taiara dos Santos Padilha, de 16 anos. É aluna da Escola Helen Keller e hoje divide seu dia a dia entre as atividades escolares e os treinos no atletismo, onde faz o lançamento de disco.

 

Yoná foi convidada a conhecer o esporte pelo treinador Domingos Carmo Rocetão, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação  de Adamantina (Selar), quando passou por sua sala de aula convidando os alunos. “Eu sempre amei esportes e descobri o atletismo através do Domingos, que passou na sala de aula convidando para treinar”, contou ao SIGA MAIS.

 

Foi Domingos quem treinou a atleta olímpica Izabela, depois de ser descoberta pelo professor de educação física Pedro Milanezi, na Escola Estadual Durvalino Grion, onde estudava.

Em sua formação inicial, Izabela participou das atividades da Selar e passou a representar Adamantina em competições amadoras e oficiais, Jogos Regionais e outras, até atuar profissionalmente no esporte. É o mesmo caminho agora buscado por Yoná, apontada pelo próprio Domingo como atleta de potencial.

 

A jovem disse ao SIGA MAIS que ao conhecer o atletismo, se identificou com o lançamento de disco, por não se considerar veloz para as provas de corrida. Antes de focar nessa modalidade, chegou a praticar corrida e saltos em distância e altura. “O lançamento de disco é o meu forte”, diz orgulhosa. Ela pretende ainda experimentar os arremessos de peso, dardo e martelo. Fã convicta do esporte, antes do atletismo a jovem atleta praticou vôlei, tênis de mesa, handebol, futebol e basquete.

 

Em Adamantina, assistida por Domingos, Yoná treina nas dependências do estádio municipal. Ela também treina em Marília, também com abordagens técnicas.

 

Futuro

Yoná se mostra focada nos esportes e aposta no atletismo, onde quer buscar oportunidades de crescimento profissional, aprimoramento das técnicas e participar de competições que permitam adquirir experiência e resultados. “Pretendo chegar no topo, com recordes mundiais”, aponta. Em paralelo, a jovem quer dividir com outras pessoas a carga de aprendizado. “Pretendo ensinar tudo que sei e aprendi para quantas pessoas puder. É fazer o esporte chegar na vida de todos”, ressalta.

 

Nessa jornada, Yoná conta com o apoio da família, sobretudo dos pais. A mãe foi vista pelo SIGA MAIS acompanhando de perto o treino da filha, no estádio municipal. A jovem se mostra focada e quer dedicar-se para conquistar espaço no esporte. “Quero chegar muito longe”, afirma.

 

Para Yoná, a atuação da conterrânea Izabela Rodrigues nas Olimpíadas mostra que é possível chegar lá. “É uma grande inspiração saber que ela saiu de onde eu nasci. Me inspira demais, me faz sonhar muito alto e me esforçar para realizar”, completa.

 

A conterrânea olímpica

Izabela Rodrigues da Silva foi iniciada no atletismo em Adamantina e atua profissionalmente pelo IEMA (Instituto Elisângela Maria Adriano), de São Caetano do Sul. É campeã sul-americana (2021) na modalidade que disputa. Sua mais recente competição, antes de embarcar para o Japão, foi o troféu Brasil, em junho, onde conquistou medalha de ouro com a marca de 59,45m.

 

A atleta olímpica era aluna do ensino fundamental na Escola Estadual Prof. Durvalino Grion, em Adamantina. Na quadra esportiva, em meio às atividades de educação física, seu movimento, estrutura e interesse foram percebidos pelo olhar atento do professor Pedro Milanezi.

 

Os primeiros testes foram casuais, inicialmente com arremesso de peso, na própria escola, onde já mostrou força e impulso.

 

Identificada a habilidade, ela foi encaminhada por Milanezi para treinar com o colega, professor Domingos Carmo Rocetão, em atividades de iniciação ao atletismo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (veja aqui mais informações sobre a trajetória da atleta).

Izabela chegou às finais dos Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade lançamento de disco, obtendo a 11ª colocação da prova, com a marca de 60,39 m.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia