Aluno fere com faca funcionária de escola estadual durante discussão com colegas de sala em Presidente Prudente
Segundo informações do Boletim de Ocorrência, registrado nesta quarta-feira (26), estudante possui problemas psiquiátricos e, na ocasião, tentou proteger a irmã.
Um aluno, de 18 anos, feriu nesta quarta-feira (26) uma funcionária da Escola Estadual IE Fernando Costa durante uma discussão com colegas de sala dentro da unidade pública de ensino, no Centro de Presidente Prudente (SP). A vítima teria tentado tirar uma faca das mãos do rapaz quando foi ferida. O objeto foi apreendido e o estudante responderá em liberdade pelo crime de lesão corporal.
De acordo com informações prestadas pelo estudante à polícia, tudo começou quando alguns alunos da escola pediram para ele apagar as luzes do local. A irmã do autor, que também estuda na mesma sala de aula que ele, “foi tirar satisfação com esses alunos e houve uma discussão”.
Ainda conforme o rapaz, ao vê-la nessa situação, “pegou uma faca de serra usada para cortar pão e foi para proteger a irmã”. Neste momento, foi contido por funcionários da escola. Uma mulher, de 35 anos, foi ferida ao tentar tirar a faca das mãos do aluno, conforme o Boletim de Ocorrência.
À Polícia Militar, a diretora da Escola Estadual IE Fernando Costa informou que o aluno, de 18 anos, possui problemas psiquiátricos e, na ocasião, teve um “surto psicótico”. Após o ocorrido, a funcionária lesionada saiu do local e, por isso, não prestou depoimento às autoridades policiais.
Já o aluno e sua mãe compareceram à Delegacia Participativa da Polícia Civil para prestar declarações sobre o ocorrido. Após o registro do caso, eles foram liberados. Segundo a Polícia Civil, o rapaz irá responder em liberdade pelo crime de lesão corporal.
A faca utilizada pelo estudante foi apreendida.
A Central de Polícia Judiciária (CPJ) irá investigar o caso.
Em nota oficial, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente instaurou um procedimento para apurar todas as circunstâncias relativas aos fatos.
“Na ocasião, um aluno do Atendimento Educacional Especializado (AEE) teve acesso à cozinha, onde pegou uma faca. Imediatamente, ele foi contido por uma funcionária que acabou se ferindo superficialmente e foi encaminhada ao serviço de saúde”, relatou a pasta estadual.
A equipe de Educação Especial da Diretoria de Ensino reorientará os profissionais da unidade quanto ao atendimento pedagógico do aluno, que terá o atendimento do Programa Psicólogos da Educação, caso seja autorizado pelos responsáveis.
O órgão estadual finalizou a nota pontuando que a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente e a direção do colégio estão à disposição da comunidade escolar para mais esclarecimentos.
Fonte: G1