Agora é Que São Elas – BLACK FRIDAY – Como evitar o consumismo excessivo

Na sexta-feira (26/11), acontecerá a Black Friday. Expectativa é de aumento de até 25% nas vendas em relação ao ano passado. Mas antes de torrar o seu 13º salário em promoções tentadoras, é bom refletir um pouco sobre consumo consciente. Será que não dá para resistir aos descontos?
Consumir tem um efeito colateral inevitável: se em um primeiro momento, a compra gera um estado de alegria e euforia momentânea liberando parte de nossa ansiedade, com o tempo nós “viciamos” nessa sensação abstrata de prazer e passamos a comprar mais e mais.
Basicamente, o consumista tem essa sensação ilusória de que as compras podem levar a um estado permanente de satisfação. Quando na verdade, elas estão acabando com a sua vida financeira.
O excesso de consumo pode não só te deixar cheio de dívidas, mas também ajudará a esgotar a energia e os recursos do planeta.
É importante responder algumas perguntas antes das compras, que podem te ajudar a reduzir os seus impactos no meio ambiente e potencializar as forças que vão ao encontro de uma sociedade sustentável.
Para ajudar a se controlar durante o Black Friday, vamos listar aqui cinco dicas para evitar as compras por impulso nessa época do ano. ´
Veja a seguir:
- Por que comprar: Já está com a promoção na sua frente? Pare e faça a pergunta: eu realmente preciso comprar ou trocar? Só vale aproveitar as promoções de produtos que você já precisava independentemente dos descontos.
- O que comprar: Você quer aproveitar as promoções? Antes de tudo, planeje uma lista do que você realmente precisa. Também é nesse momento que o consumidor deve comparar as características dos produtos concorrentes.
- Como pagar: Devo comprar à vista ou a prazo? Conseguirei pagar as prestações? Grandes descontos não justificam grandes rombos no seu planejamento financeiro.
- De quem comprar: Nessa época de promoções é ainda mais importante buscar saber se o produto desejado foi produzido pelos diversos fabricantes com cuidados em relação ao meio ambiente, aos trabalhadores e a comunidade. Essa reflexão ajuda a evitar as compras por impulso e leva a fazer uma melhor escolha sobre a empresa fabricante da qual comprar, uma dica extra abordado foi de sempre fazer uma busca da empresa no site Reclameaqui (https://www.reclameaqui.com.br/) e veja como anda a credibilidade da empresa em questão.
- E como vai ser depois da compra: Antes de comprar a superpromoção, gaste mais um minuto para imaginar. E daqui a um mês, meio ano, um ano? Esse objeto de desejo vai estar encostado num canto da casa pegando poeira? A imagem desse futuro pode te ajudar a não repetir a compra do que você não precisa.
Considerando isso fará bom uso com sabedoria dessa data estratégica para aproveitar as ofertas sem prejudicar seu bolso, evitando o consumismo e parando de comprar por ansiedade.
Assista a entrevista na integra acessando o link abaixo: