1 de março de 2023

Adamantinense reforça o Ceará para a disputa do Brasileiro Sub-20

Adamantinense reforça o Ceará para a disputa do Brasileiro Sub-20
Goleiro César Augusto de Oliveira Prado foi emprestado pelo Flamengo de Guarulhos e defenderá a equipe do nordeste na competição

Depois de grandes atuações no Campeonato Paulista Sub-20 e Copa São Paulo de Futebol Júnior defendendo a Associação Atlética Flamengo de Guarulhos, o goleiro adamantinense César Augusto de Oliveira Prado recebeu proposta de empréstimo para reforçar a equipe do Ceará Sporting Club na disputa da principal competição da categoria.

A equipe Sub-20 do “Vozão” se prepara para o início do campeonato na Cidade Vozão, em Itaitinga/CE. O alvinegro terá pela frente mais uma edição do Campeonato Brasileiro da categoria e o Campeonato Cearense.

Em entrevista ao Diário, César revelou estar muito feliz com a nova oportunidade. Ele destacou que o elenco do Sub-20 é composto por atletas do Ceará e de diversos outros estados, tais como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

“O Ceará tem a melhor categoria de base do nordeste e uma das 10 melhores do país. Neste ano, nosso objetivo é classificar para próxima fase da competição e melhorar ainda mais a classificação da equipe nesse ranking”, destacou.

César revelou que chega à equipe como titular, mas que vai ter que trabalhar bastante para garantir sua vaga na equipe inicial das partidas e ajudar o “Vozão” na competição. “Tenho contrato de um ano com o Ceará e espero conseguir ajudar meus companheiros de equipe a chegarmos o mais longe possível em todas as competições que disputarmos”, sinalizou.

 

Preparação

Comandada pelo técnico Alison Henry, o time segue se reforçando para alcançar o alto nível de desempenho dentro das quatro linhas. Entre as novidades, a comissão técnica destaca os reforços de três atletas vindos de equipes paulistas: o zagueiro Yago (19 anos) e o meia Maurinho (17 anos), do Ibrachina/SP, além do goleiro Cesar (19 anos), do Flamengo de Guarulhos.

“Os treinamentos tem evoluído bastante. Os reforços chegaram e estão conhecendo nosso modelo de jogo e nossa forma de jogar. São atletas que vem para agregar ao grupo e fazer que tenhamos nessa temporada um bom Campeonato Brasileiro e um bom estadual. O Yago é um bom zagueiro, Maurinho é um jogador com bastante qualidades e o César é um goleiro bem experiente. Então esse ano a gente seguirá com os reforços, os remanescentes e alguns captados da categoria sub-17 para certamente fazermos uma temporada muito boa”, disse o técnico Alison Henry.

 

Brasileiro Sub-20

O Campeonato Brasileiro Sub-20 tem início previsto para o mês de março. A estreia do Ceará será em casa, às 15 horas do dia 1º, diante Atlético Mineiro, com local a ser definido.

O campeonato contará com a participação das 20 melhores equipes do Ranking Nacional de Clubes e será dividida em quatro fases. Na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos, onde jogarão em nove rodadas apenas em partidas de ida. Ao final, os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, disputadas em ida e volta para a definição dos semifinalistas. A partida final será disputada em partida única.

Presente do Grupo A, o Ceará terá como adversários na primeira fase as equipes do Atlético/MG, Botafogo/RJ, América/MG, Corinthians/SP, Flamengo/RJ, Cuiabá/MT, Fluminense/RJ, RB Bragantino/SP e Internacional/RS.

A edição de 2023 marcará a 5ª participação do “Vozão”no certame nacional. Desde 2015, quando a competição passou a ser organizada pela CBF, o alvinegro é a equipe cearense que por mais vezes disputou o Campeonato Brasileiro da categoria.

 

Base forte

Em levantamento produzido pelo portal Dabase.com, especializado no acompanhamento das notícias sobre o futebol de base no país, o Ceará, pela primeira vez, figura entre as 10 melhores equipes na recente atualização do ranking nacional e também como o único time do Nordeste no G-10.

Com 771 pontos, o Ceará ocupa 9º lugar no ranking, que leva em consideração todas as competições de base do país, disputadas do Sub-11 ao Sub-21. Com mais de 200 campeonatos contabilizados, o levantamento é baseado pelos estaduais, além de copas organizadas pelas federações, além do Campeonato Brasileiro e as demais competições nacionais e regionais.

 

 

Confira os jogos do “Vozão”na primeira fase da competição:

01/03 – (QUA) – 15h30 – Ceará x Atlético/MG
08/03 – (QUA) – 15h- Botafogo/RJ x Ceará
15/03 – (QUA) – 15h – América/MG x Ceará
22/03 – (QUA) – 15h – Ceará x Corinthians/SP
29/03 – (QUA) – 15h – Flamengo/RJ x Ceará
05/04 – (QUA) – 16h – Cuiabá/MT x Ceará
11/04 – Ceará x Fluminense/RJ
25/04 – Ceará x Bragantino/SP
02/05 – Internacional/RS x Ceará

 

Everton Santos  / Diário do Oeste

 

Compartilhe esta notícia