14 de dezembro de 2022

Adamantina recebe o título de “capital estadual da cultura”

Adamantina recebe o título de “capital estadual da cultura”

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove hoje no Teatro Sérgio Cardoso, cerimônia de homenagem aos representantes do setor cultural que se destacaram ao longo de 2021 por suas realizações.

Trata-se do tradicional Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, criado em 1950.

Dentro da programação do evento, as cidades que participaram da 16ª edição da ViradaSP, maratona cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, serão contempladas pela ação com o título de capital estadual da cultura de 2022.

Nos dias 13 e 14 de agosto, Adamantina abriu a temporada de 22 “viradas” que foram realizadas em diversas regiões do estado, com apresentações diversas totalmente gratuitas.

Em entrevista ao Diário, o próprio secretário de Cultura e Economia Criativa do governo paulista, Sérgio Sá Leitão, já havia classificado Adamantina como a “capital cultural do Estado de São Paulo”, antecipando a honraria concedida pelo Governo de São Paulo.

O evento realizado pela primeira vez em Adamantina, primeira cidade da Nova Alta Paulista a sediar uma ViradaSP, foi considerado um grande sucesso.

Muito bem organizado, o evento contou com atrações locais e nacionais, que agradaram ao público.

A ViradaSP também agradou pela estrutura oferecida aos moradores de Adamantina e região que puderam saborear de ricas atrações, tais como Clube do Balanço; a dupla Allan & Zé Rodrigo; Marília Lopes; a rapper Tássia Reis; Odair José; e a grande atração artística do evento, Fafá de Belém, que reuniu grande público e encerrou o evento com maestria.

A Feira Camaleão também contribuiu em muito para o sucesso da ViradaSP de Adamantina. A 10ª edição do evento, agregou expositores e opções em artes, música, diversidades e gastronomia.

Em outras apresentações, talentos de Adamantina e região, surpreenderam pela qualidade musical, figurino e entusiasmo apresentados.

Destaque para Falha no Erro & Tio Will Mc, Mamom, Banda Sem Limites, Estilo Atrevido e Los Kandangos, que após apresentação no palco I, desceram tocando seus instrumentos e foram até o público.

Mas a ViradaSP entrou para a história da cidade e de toda a região, como um dos grandes eventos culturais promovidos na Nova Alta Paulista, uma região tão carente de iniciativas como esta, apesar de sua rica quantidade de talentos artísticos, o que deixou os representantes da Associação Paulista Amigos da Arte (Apaa), entidade promotora do evento, surpresos positivamente.

Prêmio

Nesta edição do Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, foram indicados cinco finalistas para cada uma das 15 categorias. Os ganhadores receberão, além do prêmio em dinheiro, um troféu.

Haverá, ainda, homenagens para grandes nomes do cenário cultural brasileiro que faleceram recentemente: as cantoras Gal Costa e Elza Soares, ao ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin, ao produtor cultural Sérgio Ajzenberg, a Emanoel Araújo, ex-diretor do Museu Afro-Brasil, ao jornalista Jorge da Cunha Lima, além do arquiteto Ruy Ohtake. No evento será realizada a entrega das medalhas Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Medalha Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarnieri. Os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2021 e 2022 serão homenageados durante a cerimônia de premiação.

 

Fonte: Everton Santos / Jornal Diário do Oeste

Compartilhe esta notícia