27 de março de 2024

Comissão de mulheres da FAESP faz jornada pelo interior paulista para valorizar as produtoras rurais.

Comissão de mulheres da FAESP faz jornada pelo interior paulista para valorizar as produtoras rurais.

Intensa rodada de eventos visa fomentar o conhecimento, a interação e o desenvolvimento de mulheres que atuam no agronegócio

 

A Comissão Semeadoras do Agro da FAESP realizou nas últimas semanas uma intensa rodada de eventos para levar empoderamento, fomentar lideranças e autoestima às produtoras rurais do interior paulista. Todos os eventos são realizados em conjunto com os sindicatos rurais de cada região e o valioso apoio dos seus presidentes, com participação de autoridades locais, técnicos do Sebrae, além de atendimento e apresentação de serviços pelo Banco do Povo e pelo Dillianz Bank.

Nas cidades de Andradina e Aramina (15 e 16/03), foram mais de 100 mulheres em cada município, com participação de lideranças políticas locais. Em ambas as cidades as participantes tiveram contato pela primeira vez com as Semeadoras, podendo absorver muitas informações através do primeiro módulo de ações da Comissão, o “Mulheres, Descubram-se no Campo”.

No dia 19/03 foi a vez da cidade de Adamantina recepcionar as Semeadoras. Foram 200 produtoras que receberam informações e aconselhamentos sobre o posicionamento feminino e o papel da mulher na propriedade por meio do segundo módulo de ações da Comissão, intitulado “Mulheres: é tempo de Semear”. Na ocasião, 11 produtoras adamantinenses foram homenageadas pelo Sindicato Rural de Adamantina e cada uma recebeu um troféu. “São 11 mulheres fantásticas, com histórias de vida emocionantes, e que representam a dedicação e o trabalho de todas as produtoras aqui da nossa região”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Adamantina, José Carlos Martins Tiveron.

Cerca de 80 produtoras compareceram ao evento “Mulheres, descubram-se no campo”, em Duartina (20/03), repetindo a adesão das produtoras da região para o sucesso do evento em promover o empreendedorismo e a capacitação das mulheres do agronegócio local.

Concluindo o mais recente ciclo de eventos da Comissão Semeadoras do Agro, na cidade de Cândido Mota (22/03) mais de 100 mulheres se reuniram para compartilhar experiências e fortalecer a rede de relacionamento das mulheres da agropecuária paulista. Além do encontro, houve ainda uma belíssima exposição com artesanatos e com alimentos orgânicos das produtoras rurais da região. “O evento foi um sucesso, um acontecimento muito importante para valorizarmos a capacidade que as mulheres aqui da região têm de semear, plantar, colher e liderar”, disse Darciso Pedro dos Reis, presidente do Sindicato Rural de Cândido Mota.

“As mulheres reúnem muitas experiências como produtoras rurais e como empreendedoras, e compartilhar essa vivência com outras mulheres fortalece a emancipação feminina no campo”, diz Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro. Ela sempre ressalta, nos eventos, a necessidade de se fortalecer os sindicatos rurais, uma vez que são eles que estão na ponta, em contato direto com os produtores, e conhecem as suas necessidades e quais as soluções a serem aplicadas.

Outros eventos

A vice-presidente da Comissão, Juliana Farah, também participou da reunião do Conselho Empresarial do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI), na última semana (20/03). A entidade é formada por presidentes, CEOs e country managers de empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Farah ressaltou a importância das pequenas propriedades e da agricultura familiar no contexto da produção agropecuária paulista e nacional.

Maurício Prazak, presidente do IBREI, explicou que o Instituto tem a proposta de promover o desenvolvimento e a troca de conhecimentos entre empresários e profissionais de alto nível, e por isso a participação da Federação tem muito a contribuir. “Foi um prazer conhecer melhor a FAESP, ampliar as relações para elaborarmos ações futuras, e é uma honra para a IBREI ter o presidente Tirso Meirelles e Juliana Farah como membros do Conselho”, disse Prazak.

A vice-presidente das Semeadoras representou a Comissão também no evento “Elas no Agro”, realizado na cidade de Bastos no dia 21/03, o que elevou o nível das conversas e inspirou novos caminhos para as participantes. Mais de 250 mulheres estiveram no evento, realizado pelo Grupo de Mulheres do Sindicato Rural de Bastos, que proporcionou um espaço para compartilhamento de conhecimento e ideias. O evento teve apoio do Sebrae e FAESP.

27 de março, 2024 – por FAESP

Galeria dos eventos e muito mais. Você pode conferir acessando o site abaixo:

http://www.faespsenar.com.br

 

Compartilhe esta notícia