2 de maio de 2023

Cartório de Registro Civil de Adamantina sofre intervenção judicial

Cartório de Registro Civil de Adamantina sofre intervenção judicial
Segundo informações do poder judiciário, medida apura possíveis irregularidades no Cartório em Adamantina

Nesta terça-feira pela manhã, oficiais de justiça acompanhados de policiais militares deram cumprimento à decisão.

O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Adamantina está sob intervenção judicial, decretada pela juíza corregedora permanente Ruth Duarte Menegatti, titular da 3ª Vara da Comarca de Adamantina.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a medida foi tomada com o objetivo de “apurar possíveis irregularidades” no local. “Com o objetivo de apurar possíveis irregularidades apresentadas no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Adamantina, a juíza corregedora permanente Ruth Duarte Menegatti decretou, hoje (2), intervenção nessa unidade, instaurou procedimento administrativo e determinou o afastamento por 90 dias, da oficial responsável, com comunicação à Corregedoria Geral da Justiça (item 28 do Capítulo XXI das Normas Extrajudiciais, c.c. o art. 36 da Lei 8.935/94)”.

A lei 8.935/94 citada pela assessoria de imprensa do TJSP regulamenta o Artigo 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro (Lei dos cartórios), onde prevê o afastamento do titular do serviço, para apurações sobre eventuais irregularidades.

O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Adamantina fica na Praça Dom Henrique Gelain (Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio), centro da cidade. Ainda segundo o TJSP, durante o período de intervenção o atendimento ao público prossegue no local.

Comunicado sobre a intervenção. (Fonte: TJSP).

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia