2 de setembro de 2022

Por ‘atos de indisciplina’, 24 presos são transferidos de Presidente Bernardes para Presidente Venceslau

Por ‘atos de indisciplina’, 24 presos são transferidos de Presidente Bernardes para Presidente Venceslau
Secretaria da Administração Penitenciária do Estado informou ao g1 que a remoção dos detentos foi feita para o cumprimento de sanção disciplinar concomitantemente à apuração dos fatos.

A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) transferiu 24 presos que cumpriam pena na Penitenciária Silvio Yoshihiko Hinohara, a P1, em Presidente Bernardes (SP), para a Penitenciária Zwinglio Ferreira, a P1, em Presidente Venceslau (SP), em decorrência de “atos de indisciplina”.

Em nota ao g1 nesta quinta-feira (1º), a SAP não detalhou quais teriam sido as atitudes dos presos, mas pontuou que os “atos de indisciplina” foram praticados na última terça-feira (30).

No total, foram identificados 24 participantes, que imediatamente foram transferidos para a P1, em Presidente Venceslau, para o cumprimento de sanção disciplinar concomitantemente à apuração dos fatos.

Conforme os dados atualizados pela SAP na terça-feira (30), a Penitenciária Silvio Yoshihiko Hinohara abriga 1.661 presos em uma área com capacidade para 1.247. A unidade ainda possui uma ala de progressão penitenciária com capacidade para 204 presos, mas uma população carcerária de 308 homens.

O presídio funciona nos regime fechado e semiaberto de cumprimento de pena.

Já a Penitenciária Zwinglio Ferreira, que só funciona no regime fechado, possui capacidade para 781 presos e abriga uma população de 361 atualmente. A unidade também possui uma ala de progressão penitenciária com capacidade para 112 homens e uma população carcerária atual de 148.

Penitenciária Zwinglio Ferreira, a P1, em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Reprodução/TV Fronteira

 

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia