82 anos de história, fé e devoção
Santuário Nossa Senhora Aparecida – Pres. Prudente
O patrimônio cultural da nossa região é atrativo?
Podemos entender por Patrimônio Cultural, todo bem material (Construções, Monumentos, Obras de Arte etc.), e imaterial (Festas Populares, Tradições Culinárias, Idiomas, Danças, Músicas etc.), que além de contribuir na formação da identidade de um povo, também ajudam a contar a sua história.
Com milhões de anos de história registrada em sítios arqueológicos, e durante séculos habitada pelos indígenas, a região, num passado não tão distante, passou por diversas transformações e ciclos socioeconômicos, com destaque para a criação de gado, café e algodão. Por aí já dá para se perceber a relevância do patrimônio cultural existente.
São milhares de histórias, edificações, crenças, costumes, culinária regional, danças, folclore e saberes. Do ponto de vista do Turismo Cultural, que é o mais comum de todos, o nosso potencial é enorme, e está muito presente na vida cotidiana da nossa gente, o pode proporcionar experiências inesquecíveis para os visitantes.
O fomento e a elaboração de roteiros que priorizem ao turista conhecer nossa história, e a ter um contato direto com a cultura, hábitos e costumes da nossa gente, proporcionará a criação de muitos empregos e renda, além de ajudar a manter e preservar nosso Patrimônio Cultural.
Embora pouco explorada comercialmente, do ponto de vista do turismo, conhecendo a região, como empreendedor do setor, enxergo excelentes oportunidades já existentes, que incluem os museus, igrejas, mercadões públicos, praças, monumentos, feiras, prédios históricos, festas populares, eventos culturais e gastronômicos etc.
Acreditar, Planejar, Realizar! Nossa região tem jeito sim!
Fonte: Claudio Itaverá