O Turismo pode desenvolver a região?
Vistoriando a ampliação do Itaverá Master Hotel de P.Pte
Você que acompanha a Life FM, sabe que a indústria do Turismo abarca diretamente grandes geradores de emprego e renda, como: hotelaria, alimentação, entretenimento e transportes. Sabe também que indiretamente, ela impacta a construção civil, shoppings, educação, e toda uma cadeia formada pelo comércio formal e informal.
Há muito tempo defendo o Turismo como alternativa para o nosso desenvolvimento. Nesta caminhada, busco informações, faço visitas, troco experiências, e junto com minha equipe, detecto oportunidades existentes, mas pouco exploradas, e oportunidades que podem ser criadas e implementadas.
Nossa região é rica em rios, lagos, cachoeiras, trilhas, praias de água doce, morros, fauna, flora, igrejas e santuários, comidas típicas, agricultura familiar, artesanatos, museus etc. Estes são os ingredientes perfeitos para o Turismo de lazer, recreação, religiosidade, gastronomia, esportes, educação, cultura, saúde e outras classes.
Nem é preciso ser visionário para enxergar que serão necessários investimentos na infraestrutura de apoio, como: transportes, abastecimento de água, rede de energia elétrica, sistemas de comunicação, ensino etc. Isto favorece não apenas o turista, mas toda população local e regional.
Setores como hotelaria e hospedagens, alimentação, entretenimentos, agenciamentos, marketing, informações, e tudo o que envolve as adequações, conservação e preservação dos atrativos turísticos, sítios históricos, monumentos e locais de grande circulação, poderão (e deverão) gerar milhares de novos empregos para nossa gente.
É importante ressaltar que em diversos países, o Turismo é uma das atividades econômicas mais significativas. No Brasil, embora nosso país reúna ótimas condições para o crescimento deste importante setor, o que ainda predomina é o turismo do tipo doméstico, mas isto é para uma outra conversa.
Fonte: Claudio Itaverá