19 de dezembro de 2019

Enfermagem da Unifai desempenha estágios, visitas técnicas e atividades de recreação no semestre

Enfermagem da Unifai desempenha estágios, visitas técnicas e atividades de recreação no semestre
Fotos - Turmas de Enfermagem desempenham estágios, visitas técnicas e atividades de recreação no semestre – Fotos - Arquivo Pessoal.

Objetivo foi promover a compreensão da necessidade de formação demandada pelo mercado de trabalho

O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizou, por meio das turmas do 6º e 8º termos, estágios, visitas técnicas e atividades de recreação em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e em entidades da cidade e região durante o semestre letivo.

O objetivo de inter-relacionar a formação acadêmica do profissional de Enfermagem com o processo de envelhecimento foi promover a compreensão da necessidade de formação demandada pelo mercado de trabalho.

No decorrer do semestre foram realizados estágios na Santa Casa de Adamantina. Para marcar o encerramento de outubro, ocorreram atividades de recreação em comemoração ao mês das crianças. “Os alunos se vestiram de palhaços, entregaram alguns mimos, cantaram nas unidades da pediatria e de internações”, detalha a coordenadora do curso, Prof. Ma. Dezolina Franciele Cardin Cordioli.

Os estudantes participaram das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul da Rede de Combate ao Câncer por meio de atividades supervisionadas ligadas à promoção e prevenção de doenças, tais como orientações a grupos de mulheres e coleta de exames laboratoriais dos homens.

As visitas técnicas a ILPI, foram realizadas em Adamantina no Lar dos Idosos e no Villa Anna Residencial Geriátrico. E em Lucélia, no Lar São Vicente de Paulo, durante o período do estágio supervisionado em Geriatria, nos meses de outubro e novembro.

No encerramento houve a celebração de um café da manhã no Lar dos Idosos com atividades recreativas, danças, músicas e cuidados com bem-estar e beleza. “Foi preparada pelos alunos uma mesa com bolos, salgados e bebidas, música ao som de violão e danças a fim de proporcionar interação. Para os idosos, as visitas realizadas estimulam atividades de recreação, práticas desenvolvidas em cuidados com produtos de beleza, podendo observar satisfação na autoestima das idosas e reintegração social”, aponta a docente.

De acordo com a coordenadora, as visitas técnicas possibilitaram o conhecimento da estrutura física, do quadro de funcionários, das dificuldades enfrentadas pelas instituições e de casos de abandono de idosos.

Permitiu aos acadêmicos também o conhecimento teórico e prático do processo de cuidado e de integração ao meio social, “trazendo reflexões aos ciclos de vida e compreensão de que o envelhecimento impõe a consideração de aspectos culturais importantes e que apresenta especificidades socioeconômicas, culturais, ambientais, individuais e/ou coletivas, segundo épocas e lugares em cada ser humano de modo singular”, finaliza.

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês