18 de abril de 2019

Subamos para Jerusalém!

Subamos para Jerusalém!

Subamos para Jerusalém!

*João Francisco Ricardo Baptista

Se soubesse que teria apenas mais uma semana de vida, o que você faria? Sacaria todo o dinheiro do banco e faria sua adiada viagem dos sonhos? Gastaria o que tinha e o que não tinha para aproveitar seus últimos momentos de vida nesta terra? Procuraria se acertar com Deus e com as pessoas e viver estes últimos dias de maneira correta?

Sinceramente não sei o que passaria em minha mente diante de uma situação assim, porém, sei o que Jesus fez em sua última semana aqui na terra: Ele cumpriu a vontade do Pai! Não deveríamos cumprir a vontade de Deus apenas no momento derradeiro, mas durante toda a nossa vida.

Na última semana de vida terrena, Jesus seguiu seu caminho para a cidade de Jerusalém. Este foi o modo que Jesus predisse aos seus discípulos. Mais de uma vez, Ele disse: “Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; e, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará” (Lc 18.31-33).

Jerusalém foi o lugar onde Jesus atingiu o ponto culminante da vontade do Pai. “Não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 5.30). Toda a sua vida teve um alvo. Todos os episódios felizes ou decepcio­nantes por que Cristo passou tinham este objetivo. Cristo poderia pensar apenas em si mesmo nessa hora, mas não. Ele pensou em algo maior, quando disse: “subamos para Jerusalém”.

Subir para Jerusalém significa abrir mão das nossas vontades, vaidades e desejos. Significa cumprir os propósitos de Deus em nossas vidas, mesmo que nesta semana venhamos a nos deparar com a cruz.

Sentimos nós também este impulso, inquestionável, de fazer a vontade do Pai? Desejamos ter a mente de Cristo, de maneira a que nos gastemos, morramos, se necessário, para que outras pessoas encontrem a paz nEle?

Subir para Jerusalém significa seguir em frente, mesmo que tenhamos que “encarar a cruz” desafiante do dia-a-dia, dos percalços e dos dilemas que nos afligem, mas na certeza que o domingo glorioso vai logo chegar, e com ele a vitória.

 

João Francisco Ricardo Baptista, é graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), editor do IR – Informativo Regional, da Igreja Metodista na 5ª RE, e pastor na Igreja Metodista em Adamantina (SP).

 

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês