14 de novembro de 2025

Energisa orienta sobre como fazer a sua decoração natalina com segurança

Energisa orienta sobre como fazer a sua decoração natalina com segurança
Falta pouco mais de um mês para a época mais iluminada do ano e muita gente já entrou o clima e abusou da criatividade nas decorações temáticas, pisca-pisca, enfeites de led, entre outras novidades. O que nem todo mundo se atenta é quanto às condições de conservação dos materiais usados em anos anteriores ou a certificação dos produtos novos, que interferem diretamente na segurança do ambiente decorado.
Por isso, o coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia, relaciona os principais riscos por trás de uma bela decoração que não prioriza as orientações de segurança: “Para quem vai reaproveitar materiais dos anos anteriores, é importante verificar como estão as condições, principalmente daqueles que ficaram expostos ao sol e chuva. Fios descascados e plugues desgastados, por exemplo, podem ocasionar superaquecimento, um curto-circuito e até um incêndio. Antes de instalar os equipamentos, faça uma análise minuciosa e não reaproveite nada que possa oferecer risco de choque e outros acidentes elétricos”, alerta.
Se você vai comprar produtos novos, “não abra mão de materiais que tenham a certificação do Inmetro”. “Obedeça às instruções de uso, indicações de potência, referência de tensão e não adquira produtos clandestinos ou de qualidade duvidosa”, enfatiza Rodrigo.
O coordenador ainda destaca o perigo de usar extensões, adaptadores e T’s (benjamins) para conectar luminosos e outros equipamentos em uma mesma tomada.
“São situações que potencializam os riscos de sobrecarga e podem ser ainda mais perigosas onde há crianças e pets que podem mexer e se envolver em acidentes. O correto é manter a instalação longe do alcance das crianças e dos animais de estimação”, orienta o profissional da Energisa, acrescentando que não se deve esconder fios debaixo de tapetes e carpetes, e nem atrás de cortinas e móveis.
E para garantir uma decoração natalina segura, confira as dicas da Energisa:
  • Confira a voltagem dos equipamentos que serão ligados;
  • Não improvise com extensões e adaptadores de tomadas;
  • Providencie a substituição de fios desencapados;
  • Não deixe tomadas ou conexões expostas ao sol ou chuva;
  • Não passe fios por debaixo de tapetes ou por trás de cortinas;
  • Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;
  • Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos;
  • Sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada. Assim você evita acidentes e ainda usa a energia de forma consciente.
Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III – COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER
Compartilhe esta notícia