11 de setembro de 2025

Incêndio de grandes proporções atinge área de cana-de-açúcar entre Flórida Paulista e Adamantina

Incêndio de grandes proporções atinge área de cana-de-açúcar entre Flórida Paulista e Adamantina
Ocorrência mobiliza Bombeiros, Defesa Civil e Brigadistas de usina sucroalcooleira.

Um incêndio de grandes proporções atinge uma plantação de cana-de-açúcar na região do Indaiá do Aguapeí, em Flórida Paulista, área próxima à divisa com Adamantina, na tarde desta quinta-feira (11).

A ação de combate às chamas mobiliza equipes de brigadas de uma usina sucroalcooleira de Adamantina, e ainda equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A unidade dos Bombeiros de Adamantina foi acionada pouco depois das 13h.

As chamas estão fora de controle e avançam pelas áreas de cultivo. A tentativa das equipes e conter o avanço com uso de água e aceiros.

Em retaguarda aos profissionais que estão no front de combate às chamas, outras equipes são mobilizadas para hidratação e apoio a esses profissionais.

Defesa Civil de SP emitiu alerta

O incêndio ocorre em mais uma tarde em que a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta severo de baixa umidade para 511 cidades paulistas, o que inclui Adamantina e Flórida Paulista.

De acordo com o órgão estadual o alerta severo foi emitido por meio do sistema Cell Broadcast às 12h20 informando baixa umidade relativa do ar, com índices abaixo de 12% e temperaturas acima de 35°C. Moradores de 511 municípios de 11 regiões receberam a notificação em função da situação de emergência devido às condições climáticas registradas nesta semana.

A tecnologia Cell Broadcast integra a Operação SP Sem Fogo, que reúne esforços estaduais e municipais na prevenção e combate às queimadas durante o período de estiagem. O texto do alerta severo informa: “Perigo! Umidade do ar em nível crítico. Alto risco de incêndios florestais. Beba água e NÃO faça queimadas”.

A baixa umidade potencializa os riscos de incêndios em vegetação e pode causar sérios problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias. A Defesa Civil recomenda à população que beba bastante água, evite atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, umidifique os ambientes internos e jamais faça queimadas.

 

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia