Obra do Contorno Viário de Pompéia é adiada: início só em 2029 e investimento chega a R$ 489 milhões

Motoristas que trafegam pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), principal ligação da Alta Paulista com cidades como Marília, Bauru e até a capital São Paulo, enfrentam há anos dificuldades ao passar pelo trecho urbano de Pompéia. Com pista simples e tráfego intenso, o local exige atenção redobrada, além de reduzir significativamente a velocidade média das viagens.
Para solucionar esses problemas e reduzir o número de acidentes, o projeto de um contorno viário, que vai desviar o fluxo da área urbana de Pompéia, está em discussão. Nesta quarta-feira (22), uma audiência pública será realizada para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) da obra, que tem previsão de início em 2029. A apresentação será feita pela concessionária Eixo SP.
O investimento previsto é de R$ 489,2 milhões, com prazo de execução de 13 meses. O novo anel viário terá 19 quilômetros de extensão, ligando os quilômetros 476+480 metros ao km 494 da SP-294, entre Pompéia, Paulópolis e a divisa com Quintana.
Segundo o estudo, o traçado foi definido levando em conta as características físicas e ambientais do terreno, como topografia, geologia e vegetação, visando minimizar impactos e desapropriações. No total, 39 propriedades particulares deverão ser desapropriadas.
O projeto prevê quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido), canteiro central, acostamentos de 2,5 metros de largura e três dispositivos de acesso e retorno em desnível, localizados nas extremidades da SP-294 e na Rodovia Tufic Baracat. A proposta busca melhorar a segurança e a mobilidade dos motoristas que utilizam a rodovia, além de beneficiar os moradores de Pompéia, Paulópolis e região.