113 pessoas não compareceram para tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em Adamantina
A reportagem do Folha Regional solicitou à Secretaria Municipal de Saúde números relacionados ao não comparecimento de adamantinenses para receberem a 2ª dose da vacina contra a Covid19 entre os públicos já vacinados no município.
Os dados passados, de acordo com o sistema de informação VACIVIDA, até o momento, 113 pessoas estão atrasadas.
Entre estes existem 53 idosos que não receberam a 2ª dose da CoronaVac, além de 50 trabalhadores da Saúde, dos quais, 27 CoronaVac/ Butatan e 24 da Astrazeneca/ Oxford/Fiocruz, e, ainda, 7 trabalhadores da Educação pendentes com a CoronaVac.
Ao questionar sobre, mesmo passado o prazo indicado para o recebimento da 2ª dose as pessoas ainda podem tomar o complemento do imunizante, a Secretaria informou que “o importante é completar o esquema vacinal, tomando as duas doses do imunizante. Lembrando que a 2ª dose deve ser com o mesmo imunizante recebido na primeira dose.”
A respeito do destino dado para as doses recebidas para os pendentes destes grupos, a Saúde explicou que são sempre em grade fechadas ou vem para 1º dose e depois vem para a 2ª dose. “A orientação do PNI é para não guardar as doses para não haver o risco de perder as doses devido a validade curta do imunizante”.
A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu também que a 2ª dose foi aprazada para 21 dias da 1ª dose, visto que a 2ª dose poderá ser realizada até 28 dias da 1º dose. “Caso alguma ocorrência impeça a pessoa de retornar no prazo determinado, é imprescindível que a 2ª dose seja administrada assim que possível”. Ao receber a 2ª dose a população será comunicada através da imprensa e também nas unidades de saúde.
Fonte: Adamantina Net