13 de janeiro de 2022

Vinda da Força Nacional até Parapuã gera notícia falsa; autor de áudio foi identificado

Vinda da Força Nacional até Parapuã gera notícia falsa; autor de áudio foi identificado
Morador da cidade aproveitou a passagem da equipe por Parapuã para gravar áudio com informações falsas envolvendo empresário.

A passagem de uma equipe da Força Nacional de Segurança Pública gerou informações falsas através de um áudio enviado pelo aplicativo de mensagens WhatssApp, na tarde desta quarta-feira (12), em Parapuã.

Na mensagem de áudio, um homem morador de Parapuã, já identificado pela reportagem do Portal de Notícias Guia Online Parapuã, relata que a equipe esteve em um barracão pertencente ao empresário Rodrigo Sousa, e que supostamente armas furtadas em Osvaldo Cruz no último dia 03 de janeiro, além de entorpecentes, estavam escondidas no local.

A informação é falsa. A equipe da força nacional esteve na cidade na manhã de hoje, mas foi até o local para abastecer no posto de combustíveis e consumir no restaurante pertencente ao empresário. O fato de a equipe passar pelo local foi o “motivo” encontrado pelo homem para espalhar a falsa notícia.

Procurado, o cidadão parapuense reconheceu o erro e disse que “foi uma brincadeira desencadeada em um grupo”. Por ligação telefônica a reportagem conversou com ele, que aproveitou para desmentir o que disse, pedindo desculpas ao empresário e a todos atingidos pelo áudio.

“Foi um erro, zoeira do pessoal do grupo, um zoando o outro lá e daí teve essa infelicidade da minha parte”, disse o homem, autor do áudio.

O empresário Rodrigo Sousa, em mensagem enviada para a reportagem, também se manifestou sobre o áudio. “Hoje tivemos o prazer de receber no Posto Sousa e no restaurante mistura fina, em Parapuã, a equipe da Força Nacional, que estava de passagem pela cidade e aproveitaram para tomar um café com a gente”

Pela Região

Além de Parapuã, a Força Nacional também foi vista na cidade de Osvaldo Cruz. A chegada das viaturas foi registrada por diversos moradores que filmaram a equipe. Por lá eles passaram pela Sede do Tiro de Guerra, tomaram água e seguiram viagem.

2de84c429ae20efe4ba26bb2a14ec71ade12925fF4684305eda00793d7b86b1f2ed9d96844c0b034

Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre os estados-membros e a União Federal, a fim de executar, através de convênio, atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas. Foi criada através do Decreto nº 5.289, de 29 de novembro de 2004, sendo inicialmente instituída para atuação nos estados e executar atividades de policiamento ostensivo, em casos de perturbação da ordem pública, segurança das pessoas e do patrimônio, através de acordos de cooperação.

Em 2007, com a Lei nº 11.437, o Distrito Federal foi incluído no projeto. Em 2008, através da Portaria do Ministério da Justiça nº 0394/08, as atribuições da Força Nacional foram ampliadas, abrangendo também a cooperação com os órgãos de segurança federais. O Decreto nº 7.318/2010, permitiu à Força Nacional contar com integrantes das polícias civis e peritos forenses.

A Força Nacional de Segurança Pública representa uma alternativa viável, concreta e eficaz de prevenção, preservação e restauração da ordem pública, proporcionando à sociedade em geral a sensação de segurança, constituindo-se um esforço conjunto dos estados e da União, através do princípio de Cooperação Federativa.

 

Fonte: Guia Online Parapuã

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês