Rádio Life FM

VII Semana de Ciências Agrárias da FAI tem encerramento na Queijaria Monte Alegre

Tema abordado foi Turismo Rural

Encerrou-se no último dia 9, sábado, a VII Semana de Ciências Agrárias do Centro Universitário de Adamantina, abordando o tema “Turismo Rural”. Para falar sobre a temática, foi convidada a médica veterinária Francieli Simionato Silveira, sócia-proprietária da Queijaria Monte Alegre. Além de abordar os diversos aspectos de funcionamento da queijaria, Franciele citou as dificuldades, os desafios e toda trajetória para a efetivação de seu empreendimento, que hoje atrai turistas de toda região para saborear o famoso café colonial.

 

Após a apresentação da proprietária, os participantes foram divididos em grupos para conhecerem o roteiro realizado com os visitantes do local. Assim, foi possível ver a criação dos diversos animais do sítio, como porcos, cabras, vacas e aves, seguido de uma trilha por uma pequena mata existente no local. O evento foi encerrado com o tradicional café colonial servido pela queijaria, momento em que todos puderam saborear as delícias servidas no local.

 

“Além desta novidade, que foi a realização de um dia do evento fora do Câmpus, a Semana de Agrárias também contou com a participação de alguns empreendedores da região, como a Treviolo Café, a Rota das frutas e as delícias da Sandra, completando assim a proposta do evento que foi de ‘Empreendedorismo Rural’”, afirma o coordenador do curso, Prof. Dr. José Carlos Cavichioli.

 

O evento foi complementado com as palestras do Sebrae, no dia 5 de novembro, abordando “Ideias empreendedoras em ação: Das tendências à inovação”, proferida por Juliana Vioto, analista de negócios e especialista em pequenos negócios do SEBRAE, e “Você dono do negócio rural: o que preciso saber?”, proferida por Guilherme Aparecido Soares, doutorando em Desenvolvimento Regional e consultor de negócios do Sebrae.

 

No dia 6, foram realizadas as palestras “Rota dos Cafés de São Paulo: do Solo à Xícara”, por Edson Frasson Teixeira, sócio-proprietário da Treviolo Café e Cafeicultura Eldorado, seguida de “A Mútua como apoio e alavanca para os novos profissionais”, pelo Eng. Renato Arcanjo de Castro, do CREA São Paulo e encerrando com “Fruticultura como Oportunidade de Empreendedorismo Rural”, abordada por Antonio Angelo Vendicto Tiveron, engenheiro agrônomo e produtor rural.

 

“Com a semana acadêmica, os estudantes do curso de Agronomia da FAI tiveram a oportunidade de conhecer as diversas possibilidades de se empreender na área, criando mais opções no mercado de trabalho”, finaliza.

 

Por Prof. Dr. José Carlos Cavichioli

Revisão de Priscila Caldeira

Sair da versão mobile