17 de janeiro de 2020

Vigilantes do Morro do Diabo registram imagens de onça-pintada durante ronda no Rio Paranapanema

Vigilantes do Morro do Diabo registram imagens de onça-pintada durante ronda no Rio Paranapanema
Vigilantes flagraram onça-pintada às margens do Rio Paranapanema — Foto: Reprodução/Facebook/Morro do Diabo.

Funcionários que trabalham na segurança do parque estadual fizeram o flagrante do maior felino do continente americano durante fiscalização

Dois vigilantes que trabalham na segurança do Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP), flagraram imagens de uma onça-pintada às margens do Rio Paranapanema, que fica na divisa entre os estados de São Paulo e do Paraná.

O animal é considerado o maior felino do continente americano
De acordo com o parque, o registro das imagens foi feito durante uma ronda de fiscalização, no período diurno, através de celulares, pelos vigilantes Ricardo Costa Ducovschi e Reginaldo Duarte dos Santos, que estavam em uma embarcação, no meio do rio.

O biólogo Edson Montilha, que trabalha na Fundação Florestal, entidade que é responsável pela gestão do Parque Estadual do Morro do Diabo, explicou ao G1 que a onça-pintada é um animal criticamente ameaçado de extinção no Estado de São Paulo principalmente em decorrência da redução histórica das áreas de Mata Atlântica.
Segundo ele, o registro das imagens feito pelos vigilantes no último domingo (12) é um indicativo da preservação ambiental no território do parque.

“A Mata Atlântica é bastante fragmentada e reduzida. Existe uma grande biodiversidade por trás do aparecimento de uma onça-pintada, que é um predador do topo de cadeia. Isso mostra que tem intensidade ecológica na região do parque. Mostra que há recursos e alimentação para um animal desse porte, que necessita de uma grande área para viver, pois se desloca muito, e que tem como presas grandes mamíferos, como antas e capivaras”, salientou o biólogo ao G1.

Montilha lembrou que, no planeta, a onça-pintada é considerada o terceiro maior felino, atrás apenas do leão e do tigre.

O biólogo informou que a Fundação Florestal está iniciando, juntamente com parceiros, um projeto de monitoramento de grandes mamíferos no Morro do Diabo, através de câmeras que serão espalhadas pelo parque para acompanhar e registrar os deslocamentos dos animais, com a captação de imagens em fotos e vídeos durante 24 horas por dia.

“O processo de licitação deverá ser aberto no mês que vem e a previsão é de que o sistema entre em operação já no primeiro semestre de 2020”, detalhou Montilha.
Ele ainda lembrou ao G1 que o Morro do Diabo é um símbolo da preservação do mico-leão-preto, contando com a maior população do primata em Mata Atlântica no Estado de São Paulo.

Risco de extinção
A onça-pintada (Panthera onça) é o maior felino do continente americano. Tem até 1,90 metro de comprimento e 80 centímetros de altura. Os machos pesam cerca de 20% a mais do que as fêmeas, podendo chegar a 135 quilos.

A onça-pintada pode viver em vários tipos de habitat, desde que uma parte da vegetação seja densa. É um animal solitário e territorial. Tem hábitos noturnos. Pode ocupar áreas de 22 km² a mais de 150 km² (dependendo da disponibilidade de presas).

A espécie era encontrada desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Mas está oficialmente extinta nos Estados Unidos e já é uma raridade no México.

Na onça-pintada, ocorre também o fenômeno do melanismo, comum em outros felinos. A coloração amarela é substituída por uma pelagem preta. Dependendo da luz em que o animal se encontra, percebem-se as rosetas. O animal na forma melânica é chamado de onça-preta.

As populações vêm diminuindo devido ao confronto com atividades humanas, como a pecuária. A espécie é classificada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como vulnerável e está no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (Cites).

Ou seja, o risco de extinção está associado ao comércio e sua comercialização só é permitida em casos excepcionais, mediante autorização expressa.

Onça   Morro Do Diabo   CortadaOnça   Morro Do Diabo   1_MOnça   Morro Do Diabo   2_M

Po – G 1 – Presidente Prudente

Compartilhe esta notícia