6 de fevereiro de 2026

VI EPEDU reúne docentes e marca início do ano acadêmico na FAI

VI EPEDU reúne docentes e marca início do ano acadêmico na FAI
Cerimônia de abertura contou com as palestras “O novo protagonismo docente na era das inteligências digitais” e “Avaliações Externas do Ensino Superior”

O Centro Universitário de Adamantina (FAI) realiza até esta sexta-feira, 6, o VI Encontro Pedagógico de Docentes Universitários (EPEDU), evento que tradicionalmente marca o início do ano letivo, que começa oficialmente nesta segunda-feira, 9 de fevereiro. A proposta é reunir o corpo docente para alinhar diretrizes, planejar o novo semestre e discutir os rumos do ensino superior diante das transformações educacionais e tecnológicas.

cerimônia de abertura, realizada na noite de quarta-feira (4), no Campus II, contou com participação maciça dos docentes e foi marcada por palestras de destaque, abordando temas atuais e estratégicos para a prática universitária.

Abrindo a programação da noite, o Prof. Me. Jeferson Pandolfo ministrou a palestra “O novo protagonismo docente na era das inteligências digitais”. Doutorando em Educação, com pesquisa voltada às Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, o palestrante destacou o papel ativo do professor em um cenário cada vez mais mediado por ferramentas digitais, defendendo o uso da tecnologia como aliada na construção de metodologias inovadoras e na aproximação com os estudantes.

Na sequência, a Prof.ª Dra. Claudia Heloisa Schmeiske da Silva conduziu a palestra “Avaliações Externas do Ensino Superior”. Doutora e mestre pela Universidade de Brasília, diretora do Instituto SCHMEISKE de Educação e referência nacional na área de avaliação educacional, a palestrante abordou os desafios, critérios e impactos das avaliações em larga escala, ressaltando a importância do planejamento institucional e do engajamento docente para bons resultados.

O EPEDU tem como objetivo principal promover a integração entre coordenações, pró-reitorias e professores, além de fomentar reflexões sobre inovação pedagógica, avaliação e qualidade acadêmica. A programação teve início na tarde de quarta-feira (4), com uma reunião estratégica entre coordenadores de curso e pró-reitorias.

No segundo dia, quinta-feira (5), as atividades incluíram uma reunião da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), voltada aos docentes interessados em pesquisa, orientação e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Para o Pró-Reitor de Ensino da FAI, Prof. Dr. Estêvão Zilioli, o encontro é essencial para o alinhamento institucional. Segundo ele, o EPEDU consolida uma trajetória de amadurecimento da discussão sobre tecnologia e avaliação. “Não falamos apenas da tecnologia pela tecnologia, mas de como ela potencializa novas metodologias de ensino e fortalece nossos processos avaliativos. Queremos que nossos professores se apropriem dessas ferramentas para transformar a sala de aula em um ambiente de inovação real, garantindo excelência pedagógica e uma formação contemporânea para o estudante”, destacou.

encerramento do VI EPEDU ocorre nesta sexta-feira (6), com reuniões específicas de cada curso, organizadas pelas coordenações, assegurando um planejamento direcionado às particularidades de cada graduação e preparando o terreno para o início do ano letivo na próxima semana.

Por Jéssica Nakadaira

 

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês